Em meados do sé culo XIX, com u..." /> Saiba sobre a construção do bairro Teresópolis - Portal Meu Bairro

Teresópolis

Publicado em 2 de setembro de 2011 | Por Redação Meu Bairro

Saiba sobre a construção do bairro Teresópolis

Em meados do sé culo XIX, com uma forte colonização de imigrantes italianos,  o Bairro  Teresópolis crescia a passos largos. Trabalhadores dedicados e um ótimo clima para cultivar alimentos faziam do setor de hortifrutigranjeiros da região uma ótima oportunidade de emprego para quem morava em Porto Alegre.

Quem morava no local, contudo, sentia falta de duas coisas. Uma era o transporte para outras áreas da cidade, mas essa dificuldade foi logo sanada com a chegada dos bondes, também em função do crescimento econômico da região, que começou a atrair novos moradores para o Bairro. Mas o que mais preocupava era a falta de uma paróquia.

Com o apoio da população, foi construída a Capela Nossa Senhora da Saúde, em homenagem à protetora dos imigrantes italianos que ali residiam. Em 1916, a capela tornou-se paróquia e, logo após, sede de curato. A instituição foi responsável pela criação da Escola Paroquial, que mais tarde concretizou-se como Colégio São Luiz.

Tags: , , , , , , , ,


Sobre o autor

é composta por por cinco profissionais de comunicação. Formados em jornalismo e relações públicas, produzem matérias referentes a zona Sul de Porto Alegre e também de interesse desse público. Contato com a editora, Letícia Mellos. Jornalista formada pela Unijuí - RS



Volta para o início ↑