Portoalegrenses dispostos a arregaçar as mangas e fazer a diferenç..." /> Limpeza da Orla do Guaíba ganha apoiador de peso - Portal Meu Bairro


Cristal

Publicado em 20 de abril de 2012 | Por Redação Meu Bairro

Limpeza da Orla do Guaíba ganha apoiador de peso

Portoalegrenses dispostos a arregaçar as mangas e fazer a diferença, uma boa causa e muita mobilização. A receita de sucesso é de um grupo que está se dedicando para realizar um grande evento de limpeza na Orla do Guaíba no domingo, Dia da Terra, nas proximidades da Fundação Iberê Camargo.

O lixo está tomando conta da Orla do Guaíba. Crédito: Jorge Piqué

A mobilização, que começou pequena e já conta com mais de 300 pessoas confirmadas no evento do Facebook, ganhou ontem mais um grande aliado. A Fundação Iberê Camargo decidiu apoiar o evento e também o divulgou em seu Blog.

A ideia dos organizadores é, além de deixar uma orla mais qualificada nos próximos anos, mais utilizável pela população e livre do lixo, também colaborar de uma maneira prática para isso. Ao final, o lixo coletado pelos participantes será recolhido pelo DMLU.

Para Jorge Piqué, um dos organizadores do evento, esse apoio popular faz parte de uma série de movimentos em que se percebe uma mudança de atitude importante. Para ele, é importante ir além da política e criar ações que articulem cidadãos, governo local, empresas, instituições e ongs, em busca de um objetivo comum, que beneficie a cidade e a população. “Mais do que palavras, ações mostram o caminho que a sociedade considera importante”, enfatiza.

Jorge acredita que esse momento de crescimento da Capital, com os investimentos oriundos da Copa e do seu crescimento econômico, gerará uma série de mudanças na cidade, inclusive no Guaíba, com as revitalizações do Cais Mauá e da Orla ao lado da Usina do Gasômetro. “A combinação desses grandes projetos com ações pontuais, realizadas pela cidadania, irão transformar a cidade”, acredita. Ele lembra ainda que esse momento de mudança pode partir de qualquer um com vontade de mudar. “A Orla é importante, sem dúvida, mas qualquer grupo de pessoas pode fazer o mesmo em seu bairro, na sua vila, na sua rua, mostrando na prática que cada um de nós tem a capacidade de transformar a realidade”, finaliza.

Os organizadores lembram que é necessário levar seu próprio material para o local como sacos plásticos, normais ou de 50 litros, chapéus, luvas, tênis e usar protetor solar. O Press Café e o estacionamento da Fundação Iberê abrirão mais cedo, a partir das 10h para atender os participantes.

Organizações e empresas que ajudam na divulgação do evento:

Rádio Ipanema FM
Associação do Turismo Náutico ATUN-RS
Clube Náutico Veleiros do Sul
Clube dos Jangadeiros
PROA Praça Náutica
Portoalegre.cc
Movimento Porto Alegre mais limpa e verde
Movimento Eu quero o Arroio Dilúvio Despoluído e Limpo
Movimento Quero Cais
Revista Meu Bairro
RDV Comunicação

Tags:


Sobre o autor

é composta por por cinco profissionais de comunicação. Formados em jornalismo e relações públicas, produzem matérias referentes a zona Sul de Porto Alegre e também de interesse desse público. Contato com a editora, Letícia Mellos. Jornalista formada pela Unijuí - RS



Volta para o início ↑