Precisamos mudar a nossa percepção..." /> Percepções de um viajante no RS - Portal Meu Bairro

Sem categoria

Publicado em 22 de junho de 2015 | Por Nilo Cabral

0

Percepções de um viajante no RS

Precisamos mudar a nossa percepção para realmente fruir (perdoem o afetamento, poderia escolher a palavra curtir, mas fruir é bem mais do que curtir), fazer um esforço para reconfigurar o corriqueiro, tornar o que é óbvio uma experiência criativa. É o meu esforço ao flanar em algumas cidades. Aproveitei o curto período de intervalo para conhecer ao menos as cercanias de um hotel no município de São Gabriel, aqui no Rio Grande do Sul. Visitei esta cidade em atividades de trabalho e fui observando a quantidade de edificações com uma arquitetura bem antiga, entre elas, um prédio em frente ao hotel, datado em 1917, segundo soube, ali havia uma farmácia.

São Gabriel tem muitos, como o Palácio Plácido de Castro, onde hoje está a Prefeitura, o clube Caixeiral, as igrejas, infelizmente, a minha estada rápida permitiu uma amostra bem pequena. Creio que precisamos aumentar a nossa sensibilidade para descobrir, na conversa rápida da esquina (não flagrada em foto) entre dois habitantes, temas que a população repete em legitimação ao imagnário local. Foram-se os tempos de batalhas (Sepé Tiaraju, guerreiro índio, lutou pela coroa portuguesa a favor do domínio português frente ao espanhóis e tombou na cidade), foram-se os tempos dos militares que permitiram enaltecê-la como a Terra dos Marechais; por hora, só as memórias os mantêm vivos.

Óbvio que os tais prédios em destaque comprovam a pujança econômica de quem os construiu, a maioria das residências, porém, caracteriza-se por linhas bem simples, tradicionais fachadas de alvenaria, extremamente retas e limpas próximas às ruas e avenidas, e um passeio para pedestre estreito, acredito que seja o vestígio de um tempo em que inexistiam automóveis e a maioria do transporte se dava a cavalo ou carroças.


Sobre o autor

é Jornalista - PUCRS/87. Repórter, assessor de imprensa. Atuou como professor universitário, de 1995 a 2006. Realiza vídeos para empresas e assessora a comunicação da equipe Onlybyskate.



Comentários estão fechados.

Volta para o início ↑