A equação é conhecida. Horário de pico + Avenida Cavalhada = tr..." /> Prefeitura cria opções para desafogar o trânsito - Portal Meu Bairro


Transito

Publicado em 8 de maio de 2012 | Por Redação Meu Bairro

Prefeitura cria opções para desafogar o trânsito

A equação é conhecida. Horário de pico + Avenida Cavalhada = trânsito congestionado. A isso se soma o barulho, a fumaça e o cansaço. O dilema dos congestionamentos é enfrentado pelas metrópoles e as soluções sempre demandam tempo e investimentos. Em Porto Alegre, diversas medidas já foram tomadas pela prefeitura, mas nenhuma, até o momento, surtiu o efeito necessário.

Entre as últimas ações estão o aumento de recursos para investimento em ciclovias. Na Zona Sul, a última ciclovia a ser instalada foi a da Avenida Icaraí. O jornalista Luis Carlos Vaz a considera uma boa iniciativa, mas mal executada. “As cidades precisam de mais gente usando bicicletas para desafogar o tráfego de carros, cada vez mais intenso”, explica. “É incoerente Bairro/Centro pela Icaraí e Centro/Bairro pela Diário de Notícias”, completa.

A prefeitura também está buscando viabilizar um transporte hidroviário entre a Zona Sul e o Centro. Há uma empresa interessada em fazer o translado e as negociações estão adiantadas. Para o presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação, Vanderlei Cappellari, essa ação contribuirá para desafogar o transporte rodoviário do Centro à Zona Sul. “Essa ação possibilitará retirarmos das nossas vias centenas de automóveis”, disse. O itinerário inicialmente previsto é do BarraShopping até a Ilha da Pintada. Caso a prefeitura feche a parceria com a empresa, ela será responsável durante um ano pelo transporte hidroviário.

As principais vias de transporte entre o Centro e a Zona Sul são a Avenida Cavalhada, a Padre Cacique e a Edvaldo Pereira Paiva, que passa por obras para a Copa do Mundo no local onde será duplicada.

Tags:


Sobre o autor

é composta por por cinco profissionais de comunicação. Formados em jornalismo e relações públicas, produzem matérias referentes a zona Sul de Porto Alegre e também de interesse desse público. Contato com a editora, Letícia Mellos. Jornalista formada pela Unijuí - RS



Volta para o início ↑