A orla do Guaíba está voltando a ser um ponto de encontro dos por..." /> Reunião discute segurança na Orla do Guaíba - Portal Meu Bairro


Notícias

Publicado em 18 de abril de 2013 | Por Redação Meu Bairro

Reunião discute segurança na Orla do Guaíba

A orla do Guaíba está voltando a ser um ponto de encontro dos porto-alegrenses. E o crescente número de pessoas que vai à orla tem atraído, além das famílias, ladrões que realizam pequenos furtos. Para discutir a criação de ações integradas para coibir a violência e intensificar a segurança na orla do Guaíba, desde a Usina do Gasômetro até as proximidades do Clube Jangadeiros, um grupo de representantes da comunidade se reuniu com a Prefeitura em reunião realizada na manhã desta quarta-feira, 17, na Secretaria Municipal de Segurança (SMSEG).

Empenho de todos os órgãos
O assessor de relações institucionais da SMSEG, Juarez da Costa Fraga, apontou a importância da integração entre os serviços. “É fundamental que haja o empenho de todos os órgãos para que possamos inibir a questão da criminalidade no espaço, elencando todos os fatores que incidem para a insegurança, por isso vamos trabalhar a intensificação dos serviços de iluminação, limpeza, capina e acomodação da população de rua que ocupa áreas da orla. É uma das principais metas do prefeito, que a população tenha segurança e sinta-se assistida”, destacou.
O delegado Paulo Cesar Jardim, da 1ª Delegacia de Polícia, enfatizou que o desenvolvimento das ações integradas vai estimular as famílias a frequentarem o espaço. “Temos uma das mais belas áreas de laser da cidade e precisamos mantê-la, e uma das principais alternativas é trabalhar de forma intensa e unânime a integração dos serviços, cada órgão em sua atribuição”, avaliou.
Segundo o comandante-geral da Brigada Militar (BM), João Diniz Prates Godói, a BM vai trabalhar de forma expressiva o patrulhamento através da cavalaria montada e terá uma parceria fundamental com a Guarda Municipal. “Vamos nos somar nas ações integradas de segurança na orla do Guaíba, por isso, encontros como este, em que estejam todos os serviços envolvidos, são de fundamental importância para que possamos chegar a uma solução”, afirmou.

Patrulhamento e videomonitoramento já estão sendo realizados
O sub-comandante da Guarda Municipal (GM), Valter de Oliveira, pontuou que a GM já faz um trabalho de patrulhamento e videomonitoramento na região e que a Brigada Militar é um dos principais parceiros nessas ações, mas que é fundamental a integração dos demais órgãos. “Através de ações simultâneas que facilitem as ações das forças polícias, como a conservação do local, e boa visibilidade nos espaços e áreas de livre acesso, vamos ter um espaço seguro”, disse.
O assessor da Fasc, André Prado, disse que a Fundação tem o serviço chamado Ação Rua, que trabalha na questão da identificação e remoção de moradores de rua. “Somos parceiros para que possamos integrar os serviços e minimizar o problema”, .

Serviço será intensificado
No término da reunião, os representantes dos órgãos acordaram intensificar os serviços na orla do Guaíba e, nos próximos dias, montar um organograma para efetuar as ações integradas de forma simultânea na região. Também participaram do encontro o delegado Luis Fernando Martins, da 20ª DP, o representante da Smam, João Santarém, e o agente de fiscalização do DMLU, José Oriovaldo Rolim.


Sobre o autor

é composta por por cinco profissionais de comunicação. Formados em jornalismo e relações públicas, produzem matérias referentes a zona Sul de Porto Alegre e também de interesse desse público. Contato com a editora, Letícia Mellos. Jornalista formada pela Unijuí - RS



Volta para o início ↑