Porto Alegre está crescendo e cada vez mais se preocupando com a se..." /> "Ipanema eu Curto, eu Cuido cresce e é recebido por secretário - Portal Meu Bairro


Ipanema

Publicado em 16 de maio de 2013 | Por Redação Meu Bairro

“Ipanema eu Moro, eu Cuido” cresce e é recebido por secretário

Porto Alegre está crescendo e cada vez mais se preocupando com a segurança. Em Ipanema, por exemplo, um grupo de moradores tem se encontrado para discutir formas de trazer ao bairro mais policiamento e coibir a ação de vândalos. O movimento que começou pequeno já está rendendo frutos e as autoridades estão dando respostas. O grupo “Ipanema, eu Curto, eu Cuido” conseguiu, junto à Brigada Militar, um maior policiamento nas ruas, principalmente nos fins de semana e à noite. Conquistou também o apoio da Prefeitura com quem tem se reunido para discutir a segurança na região.

Secretário acredita em Ipanema como polo turístico
Essa semana, junto com outros moradores, Waneza Vieira, uma das organizadoras do grupo, foi recebida pelo Secretário de Segurança Pública Airton Michels em uma audiência pública. O grupo relatou ao secretário os motivos pelos quais se uniu em prol da segurança no bairro e expuseram os problemas vivenciados pela comunidade. “O secretário concorda que Ipanema tem um enorme potencial para o turismo e é um dos locais mais lindos da Orla do Guaíba e por isso entende que segurança é requisito número um para o desenvolvimento da região”, disse Waneza em entrevista ao Meu Bairro. Para ela, a criminalidade estava tomando conta dos espaços públicos e com a retomada do sentimento de segurança  os comerciantes poderão investir em seus negócios e assim atrair um público com potencial. “Tanto o poder público Estadual quanto Municipal estão demonstrando interesse pela nossa causa”, exaltou Waneza.

Próximo passo é buscar apoio ainda maior
A poder popular está se mostrando na região e agora outros moradores estão aderindo à causa, até mesmo quem mora em outros bairros está interessado em ajudar. Para Waneza, é importante buscar apoio de toda a comunidade para que as transformações sejam possíveis. “Nós precisamos do Governo e o Governo precisa da gente. Quem melhor conhece os problemas do bairro? Quem sabe dizer o que é melhor para este bairro? A comunidade sabe o que é bom para ela, sabe o que ela precisa!”.

Comunidade receberá Fórum de Cogestão
No dia 20 de maio, as 19h, no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora Aparecida, o grupo receberá Fórum de Cogestão em Serviços da Região Sul de Porto Alegre. O evento da Prefeitura busca agilizar as solicitações das comunidades e imediatamente executar os serviços. “Vamos continuar focados nas melhorias, atentos e vigilantes com a segurança e, principalmente, em comunhão com nossos vizinhos, ouvindo cada um deles para saber sempre das necessidades do bairro como um todo”, salienta e completa: “Somente a comunidade de Ipanema poderá transformar. Somos os agentes destas transformações”.

Participe você também do “Ipanema eu Moro, eu Cuido” no Facebook.
Acesse: http://www.facebook.com/groups/ipanemaeumoroeucuido/

Foto: Alessandra Duarte / Reprodução Facebook


Sobre o autor

é composta por por cinco profissionais de comunicação. Formados em jornalismo e relações públicas, produzem matérias referentes a zona Sul de Porto Alegre e também de interesse desse público. Contato com a editora, Letícia Mellos. Jornalista formada pela Unijuí - RS



Volta para o início ↑