fbpx


Saúde

Publicado em 5 de setembro de 2019 | Por Redação Meu Bairro

0

Saúde confirma caso de Meningite em aluna de 15 anos

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou hoje à tarde um caso de meningite bacteriana em aluna de 15 anos de uma escola da rede estadual. A paciente está internada e em tratamento. Ela foi infectada a partir de contato com um portador sadio. Portadores sadios são pessoas que têm a bactéria, mas não desenvolvem a doença. Medidas de controle foram adotadas pela SMS no sentido de conhecer o círculo de contatos íntimos da aluna e dispensar a quimioprofilaxia (tratamento com antibióticos), com o objetivo de alcançar portadores sadios.

De acordo com a SMS também Porto Alegre não enfrenta surto de meningite. Na rede pública, há estoque da vacina meningo C nas unidades de saúde. A vacina está no calendário oficial da rede pública desde 2010. O esquema vacinal prevê doses da meningo C aos três meses, aos cinco meses e aos 15 meses de idade. Desde 2018, também é recomendado e integra o calendário uma dose para adolescentes entre 11 anos e 14 anos incompletos. Além da meningo C, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece na rede pública outras vacinas que também protegem contra meningite causadas pelo pneumococo e o haemophilus influenzae do tipo B, com diferentes esquemas vacinais.


Sobre o autor

é composta por por cinco profissionais de comunicação. Formados em jornalismo e relações públicas, produzem matérias referentes a zona Sul de Porto Alegre e também de interesse desse público. Contato com a editora, Letícia Mellos. Jornalista formada pela Unijuí - RS



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Volta para o início ↑