A partir da próxima semana o público geral poderá ir aos postos d..." /> SMS irá vacinar toda população contra gripe a partir da próxima semana - Portal Meu Bairro


Publicado em 30 de maio de 2019 | Por Redação Meu Bairro

SMS irá vacinar toda população contra gripe a partir da próxima semana

A partir da próxima semana o público geral poderá ir aos postos de saúde para buscar sua vacina contra a gripe. O prazo inicial, 31 de maio, segue servido para as pessoas do grupo prioritário para da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Fazem parte do grupo prioritário as gestantes, puérperas, crianças entre seis meses e menores de seis anos, idosos, indígenas, professores, trabalhadores de saúde, pessoas com comorbidades, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade.

Até essa quarta-feira, 29, 408.786 pessoas buscaram os postos de vacinação de Porto Alegre, o que representa 60% da população-alvo. Puérperas, indígenas e professores superaram os 90% de imunização. Os grupos com menores percentuais são crianças (58,04%), pessoas com doenças crônicas (52,3%) e gestantes (51,68%). “É muito importante a busca pela imunização.

É através da vacina que as pessoas conseguem prevenir agravos causados pelo vírus”, afirma o secretário municipal da saúde, Pablo Stürmer. Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis, incluindo pessoas com deficiências específicas, devem apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do SUS deverão se dirigir aos postos em que estão registrados para receber a vacina, sem a necessidade de prescrição médica.

A escolha do público prioritário no Brasil segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.


Sobre o autor

é composta por por cinco profissionais de comunicação. Formados em jornalismo e relações públicas, produzem matérias referentes a zona Sul de Porto Alegre e também de interesse desse público. Contato com a editora, Letícia Mellos. Jornalista formada pela Unijuí - RS



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Volta para o início ↑