fbpx


Gripe

Publicado em 18 de julho de 2019 | Por Redação Meu Bairro

0

Porto Alegre é a cidade com mais mortes pela Gripe Influeza no RS

A Secretaria Estadual de Saúde divulgou nesta quinta-feira, 18, o novo boletim do número de vítimas da Gripe Influenza no Estado. Os dados são negativos.
Até agora já foram confirmados 133 casos no Estado, destes 18 pessoas vieram a óbito. Os casos aconteceram em 49 cidades gaúchas em praticamente todas as regiões, mas com maior incidência na Região Metropolitana que computa 51,1% dos casos de Gripe A registrados sendo que 40 em Porto Alegre.

Duas pessoas já morrem em Porto Alegre em decorrência da doença. No Estado treze vítimas da Influenza envolveram o vírus H1N1, o subtipo de circulação mais frequente em 2019. Das 18 vítimas, oito tinham de 60 a 69 anos, incluídas entre os grupos de risco na campanha nacional de vacinação. Outras sete tinham de 50 a 59, uma era da faixa entre 30 a 39 e duas eram bebês menores de 11 meses (um deles de menos de seis, grupo para o qual não há indicação prioritária de vacina).

Quatorze dos pacientes que morreram tinham pelo menos um fator de risco: ter mais de 60 anos (oito) e portar ao menos uma comorbidade (quatro), dentre as mais frequentes uma doença cardiovascular crônica e o diabetes. A maioria (13 pessoas) usou o antiviral Oseltamivir, mas apenas sete tomaram a medicação no momento oportuno. Só duas haviam, comprovadamente, se vacinado.


Sobre o autor

é composta por por cinco profissionais de comunicação. Formados em jornalismo e relações públicas, produzem matérias referentes a zona Sul de Porto Alegre e também de interesse desse público. Contato com a editora, Letícia Mellos. Jornalista formada pela Unijuí - RS



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Volta para o início ↑