A Prefeitura retirou, na tarde desta quarta-feira, 26, a urgência d..." /> Prefeito retira urgência para votação do novo IPTU - Portal Meu Bairro


IPTU

Publicado em 27 de setembro de 2018 | Por Juliana de Brites

0

Prefeito retira urgência para votação do novo IPTU

A Prefeitura retirou, na tarde desta quarta-feira, 26, a urgência do Projeto de Lei que altera o cálculo do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). A mudança que tramita na Câmara de Vereadores de Porto Alegre e fazia parte do conjunto de projetos de reestruturação administrativa e financeira do município. O requerimento foi apresentado no início da sessão ordinária do Legislativo. A decisão foi tomada pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior em conjunto com o líder do Governo, vereador Moisés Barboza. 

O projeto deverá ser reapresentado nos próximos dias. De acordo com Marchezan, a ideia é que os contribuintes passem a pagar o IPTU de acordo com o valor real dos seus imóveis. Ainda segundo o prefeito, imóveis de mesmo valor estão pagando IPTU diferentes. E imóveis mais caros pagam menos do que imóveis mais baratos. “O projeto do IPTU real busca promover justiça entre os contribuintes. Porque hoje muitos pagam mais do que devem, enquanto outros pagam menos do que o seu patrimônio real permite e exige”, esclarece Marchezan.

Pelo PL, do total de 767 mil imóveis de Porto Alegre, 238 mil terão redução de imposto (31%),146 mil serão isentos de pagamento (19,2%). No total, 50,2% dos imóveis terão redução do IPTU ou ficarão isentos. O número de beneficiados no novo projeto alcança 384 mil imóveis já em 2019.


Sobre o autor

é jornalista formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Contato: juliana@meubairropoa.com



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Volta para o início ↑