Por votos 23 votos a 2, a Câmara Municipal de Porto Alegre rejeitou..." /> Câmara veto de Marchezan à reserva de vagas de emprego para idosos - Portal Meu Bairro


Política

Publicado em 18 de março de 2019 | Por Redação Meu Bairro

0

Câmara veto de Marchezan à reserva de vagas de emprego para idosos

Por votos 23 votos a 2, a Câmara Municipal de Porto Alegre rejeitou, nesta segunda-feira, 12, o veto total do prefeito Nelson Marchezan Júnior ao projeto de lei do vereador Alvoni Medina (PRB) que prevê a reserva para os idosos de, no mínimo, 2% das vagas de emprego de empresas privadas com 100 ou mais empregados no Município. Desta forma, fica mantida a íntegra do projeto que havia sido aprovado pela Câmara.

No veto total ao projeto, o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior alegava que a proposta invadiria a seara de atividades tipicamente administrativa, ferindo o Princípio da Separação e Independência dos Poderes.

O proponente ressalta que o envelhecimento da sociedade exige a adequação da legislação como forma de permitir a inclusão do idoso no mercado de trabalho. Ele assinala que a participação relativa da população com 65 anos ou mais, que era de 4,8% em 1991, passou a 5,9% em 2000, e chegou a 7,4% em 2010.

Segundo Medina, a nova lei proporcionará grande benefício à sociedade, não somente quanto à experiência que essa mão-de-obra carrega, mas também pela possibilidade de redução significativa das doenças que acometem esses idosos, o que causará uma sensível economia no sistema de saúde municipal. “Não obstante, vale dizer que proporcionará ao idoso a melhora em sua autoestima e a complementação de seus rendimentos, não se podendo perder de vista que, atualmente, muitas famílias vivem de seus proventos”, completou o vereador.


Sobre o autor

é composta por por cinco profissionais de comunicação. Formados em jornalismo e relações públicas, produzem matérias referentes a zona Sul de Porto Alegre e também de interesse desse público. Contato com a editora, Letícia Mellos. Jornalista formada pela Unijuí - RS



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Volta para o início ↑