fbpx


Meio Ambiente

Publicado em 4 de junho de 2019 | Por Redação Meu Bairro

0

Secretaria de Uruguaiana faz Seminário sobre Meio Ambiente nesta quarta

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente realiza nesta quarta-feira, 5, Seminário alusivo ao Dia Internacional do Meio Ambiente, no Auditório Martin H. Hasenack nas dependências da Unopar Uruguaiana, reúne profissionais envolvidos na área ambiental acadêmicos e professores.

O evento aberto ao público em geral, visa estabelecer um espaço de disseminação de novos conhecimentos e de qualificação dos profissionais preocupados com o meio ambiente e o bem-estar animal. O acontecimento conta com uma programação variada que compreende: palestras, exposições de trabalhos práticos e propostas relacionadas ao tema. A realização desse evento contribuirá para a formação dos acadêmicos e para a educação continuada dos demais profissionais da área.

A Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, comunica as normas e condições pré-estabelecidas para as inscrições de trabalhos.

Dúvida e esclarecimento pelo telefone (55) 3911-3027.

PALESTRANTES

Evandro Padilha Freitas
IPOG
DiplomaMaster of Business Administration (MBA) Área de estudoGerenciamento de Obras, Tecnologia e Qualidade da Construção
Período (ou ano previsto para a graduação) 2012 – 2014.

Deise Dalazen Castagnara
Graduação em Zootecnia (Unioeste – 2006); Mestrado em Zootecnia – Produção e Nutrição Animal (Unioeste – 2009), Doutorado em Agronomia – Produção Vegetal (Unioeste – 2012) Pós-Doutorado em Zootecnia (Unioeste) e Graduanda em Agronomia (Unioeste). Atualmente é Professora da Universidade Federal do Pampa. Possui experiência na área de Extensão Rural, Fisiologia e Manejo de Plantas Forrageiras, Uso e Produção de Forragens Conservadas, Experimentação Agronômica, Utilização de Subprodutos Agrindustriais na Alimentação de Ruminantes, Composição Bromatológica de Alimentos e Integração Lavoura -Pecuária.

Edward Frederico Castro Pessano
Graduado em Ciências Biológicas pela PUCRS em 2003, Especialista em Educação Ambiental pela FACISA em 2005 e Mestre e Doutor em Educação em Ciências pela UFSM, em 2015. Atualmente é Professor na Fundação Universidade Federal do Pampa. Tem formação na área da Educação, Ensino de Ciências, Biologia, Ecologia e Zoologia. Atua principalmente estudos de educação ambiental, ensino de ciências, biologia, ecologia e de dinâmica populacional. Na Unipampa é responsável pelo Laboratório de Biologia e Diversidade Animal – LBDA, atuando no Núcleo de Pesquisas Ictiológicas, Limnológicas e Aquicultura da Bacia do Rio Uruguai (NUPILABRU), Grupo de Estudos em Nutrição, Saúde e Qualidade de Vida (GENSQ) e no Grupo de Ação Interdisciplinar Aplicada (UNIGAIA), desenvolvendo ações relacionadas a Capacitação, Educação e Extensão para Pescadores, Alunos e Professores da Educação Básica. Atualmente é Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Química da Vida e Saúde da UNIPAMPA e está na Coordenação Acadêmica do Campus Uruguaiana. Pai da Eduarda, da Alice e do Francisco. Já integrou a banda Palometas do Sucesso e Acústico Regressivo. É mestre cervejeiro na Cervejaria Xisme. Site do Laboratório de Biologia e Diversidade Animal.

Luís Bortoluzzi
Biólogo, com atualização em Ciências Biológicas, especialista em Licenciamento Ambiental, Especialista em Educação Ambiental, Mestre em Educação em Ciências.
Atuou junto ao IBAMA;
Foi coordenador Ambiental do Programa de Desenvolvimento Municipal Integrado Ligado ao World Bank;
Foi Diretor de Meio Ambiente emUruguaiana;
Professor Assitente A Nivel 1 – Unipampa.
Atualmente é consultor Ambiental atuando no Licenciamento Ambiental de Empreendimentos, Assessoria ambiental e Assessoria em projetos ligados a Educação e Ensino.

Laura Ilarraz Massia
Graduação em Medicina Veterinária pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1985). Atualmente é médica veterinária da Prefeitura Municipal de Uruguaiana. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Vigilância Sanitária e Vigilância Ambiental.

Dagoberto Alvim Clos
Possui graduação em História – Licenciatura Plena pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (RS) – Campus II Uruguaiana (1999). Atualmente é responsável técnico – Museu Histórico Raul Vurlod Pont. Atua como pesquisador / colaborador e como membro dos conselhos da Cultura e Turismo do município de Uruguaiana. Possui experiência na identificação de territórios tradicionais desde 2010, elaborando relatórios históricos de áreas remanescentes de quilombos. Possui experiência em pesquisa no campo da antropologia social e turismo cultural, desenvolvendo projetos no município de Uruguaiana.

Humberto Olguins
Presidente do G. P. N. “Grupo de proteção à natureza” – entidade filantrópica que tem por objetivo, defender e preservar os recursos naturais e promover a educação ambiental;
Presidente da A . M . E . SÃO SEBASTIÃO – “Associação de monitores de ecoturismo de São Sebastião”;
1º Secretário do CONSEG – “Conselho de Segurança de Maresias.


Sobre o autor

é composta por por cinco profissionais de comunicação. Formados em jornalismo e relações públicas, produzem matérias referentes a zona Sul de Porto Alegre e também de interesse desse público. Contato com a editora, Letícia Mellos. Jornalista formada pela Unijuí - RS



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Volta para o início ↑