Para comemorar a VII Semana Cidade Limpa, o Departamento Municipal d..." /> Medianeira participa da VII Semana Cidade Limpa - Portal Meu Bairro


Meio Ambiente

Publicado em 16 de maio de 2012 | Por Redação Meu Bairro

Medianeira participa da VII Semana Cidade Limpa

Para comemorar a VII Semana Cidade Limpa, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) fez uma ação simbólica nesta quarta-feira, 16. Funcionários limparam um foco crônico de lixo, na esquina das ruas Silva Paes e travessa Viamão no Bairro Medianeira, e plantaram flores. “Os líderes da comunidade local acompanharam a ação da nossa Assessoria Comunitária e se comprometeram a zelar pelo ajardinamento, para que nunca mais alguém descarte lixo irregularmente ali”, disse Carlos Vicente Gonçalves, diretor-geral em exercício do DMLU.

Os focos de lixo são principalmente oriundos do descarte irregular dos mais variados tipos de resíduos em locais impróprios, ou seja, fora do alcance das coletas cotidianas na cidade, a coleta de lixo domiciliar e a coleta seletiva. O DMLU tem mais de 400 focos de lixo cadastrados, a maioria deles crônicos e alimentados pela própria vizinhança. Atualmente, existe uma empresa contratada exclusivamente para recolher esses focos, que significam cerca de 500 toneladas diárias e custam em média R$ 700 mil por mês.

A Semana Cidade Limpa prosseguirá até a próxima terça-feira, 22, com outras atividades públicas e algumas voltadas para o público interno do DMLU. O curso de Educação Ambiental “Chega de Lixo: trilhando os caminhos da preservação”, por exemplo, terá uma edição exclusiva para os estagiários do DMLU, nesta quinta-feira, 17, e outra no dia seguinte, sexta-feira, 18, com inscrições gratuitas, para multiplicadores como síndicos, zeladores, líderes comunitários, delegados do Orçamento Participativo e presidentes de associações de bairros.

Outras secretarias também estão participando da Semana Cidade Limpa. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) forneceu as mudas para o plantio de flores no foco de lixo, a Secretaria Municipal de Turismo proporciona um passeio no Ônibus Turístico a um grupo de servidores do DMLU e o Gabinete de Inovação e Tecnologia (Inovapoa), junto com a Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal, coordenará o workshop “Fluxo Econômico da Reciclagem Tecnológica” na próxima terça-feira, 22.

Tags: , , , ,


Sobre o autor

é composta por por cinco profissionais de comunicação. Formados em jornalismo e relações públicas, produzem matérias referentes a zona Sul de Porto Alegre e também de interesse desse público. Contato com a editora, Letícia Mellos. Jornalista formada pela Unijuí - RS



Volta para o início ↑