A Prefeitura irá apoiar a iniciativa da comunidade de fazer o Centr..." /> Prefeitura irá apoiar Centro Cultural Zona Sul - Portal Meu Bairro


Cultura

Publicado em 15 de maio de 2012 | Por Redação Meu Bairro

Prefeitura irá apoiar criação do Centro Cultural Zona Sul

A Prefeitura irá apoiar a iniciativa da comunidade de fazer o Centro Cultural da Zona Sul. A afirmação é do Diretor da Secretaria de Governança, Plínio Zalewsky. O apoio partiu de uma série de ações que um grupo de moradores vem realizando há alguns meses. Liderados pela diretora do Centro Comunitário de Desenvolvimento (CCD), Ângela Pellin, esse grupo quer transformar o antigo Fórum da Tristeza, localizado na Rua Landell de Moura, em um Centro Cultural com áreas para lazer, diversão e entretenimento.

Secrétário Plinio Alexandre Zalewski Crédito: Assessoria Governança

O Diretor lembra, contudo, que o prédio do antigo Fórum, onde a comunidade espera que este empreendimento seja instituído, é patrimônio do Estado, não do Governo Municipal. “Primeiro é preciso saber qual o interesse do Estado para com aquele local. Se o Estado concordar em dá-lo à comunidade com essa finalidade, nós iremos apoiar, com certeza”, explica.

Uma das maiores motivações do grupo que vem se mobilizando pelo projeto é o interesse de oportunizar a todos opções culturais também na Zona Sul, já que agora elas ficam, em sua maioria, alocadas no Centro da Capital. Plínio lembra que a descentralização da cultura é um projeto antigo da Secretaria de Cultura da Capital e que vem se consolidando, inclusive com a criação de centros culturais. “É um projeto antigo da Prefeitura que se consolidou bastante nesta gestão utilizando exatamente os centros culturais nos bairros”.

A demanda do Centro Cultural da Zona Sul surgiu no 5º Congresso das Cidades, em 2011, e tem o apoio do PortoAlegre.cc. Com a criação do centro cultural, mais de 100 mil portoalegrenses podem ser diretamente beneficiados em toda Zona Sul. No último domingo, 13, moradores se reuniram em um piquenique no antigo Fórum para discutir como a comunidade pode se mobilizar para a criação do Centro Cultural.

Para Plínio Zalewsi, a comunidade estar envolvida nesse processo é extremamente importante. “Eu acho que seria fantástico ter mais um Centro Cultural na Capital”.

Veja também:

Comunidade se reúne para discutir Centro Cultural

Moradores querem reforma no antigo Fórum

 

Tags: , , , ,


Sobre o autor

é composta por por cinco profissionais de comunicação. Formados em jornalismo e relações públicas, produzem matérias referentes a zona Sul de Porto Alegre e também de interesse desse público. Contato com a editora, Letícia Mellos. Jornalista formada pela Unijuí - RS



Volta para o início ↑