As mais de 270 famílias que lutam por regularização fundiária em..." /> Comunidade pede regularização fundiária próximo à Juca Batista - MB Notícias


Comunidade

Publicado em 22 de novembro de 2013 | Por Redação Meu Bairro

Comunidade pede regularização fundiária próximo à Juca Batista

As mais de 270 famílias que lutam por regularização fundiária em área próxima à avenida Juca Batista receberam a visita do presidente da Câmara Municipal, vereador Dr. Thiago Duarte e do juiz Alex Custódio, responsável por julgar o processo. Eles percorreram a área e conversaram com moradores.

O presidente da Câmara destacou a participação do magistrado. “A iniciativa do Poder Judiciário foi que trouxe a paz entre os moradores e o antigo proprietário, que cedeu parte do terreno. Mas só com a decisão do juiz é que a situação começou a ser regularizada”. O presidente da Câmara disse, ainda, que o objetivo agora é buscar a urbanização para melhorar a qualidade de vida da população. De acordo com o magistrado, o litígio na área dura cerca de 25 anos. “É uma região que foi invadida. Uma ação judicial tramitou por sete anos até que os moradores conseguiram confirmar a posse dos terrenos”, explica Custódio.

Moradora relata dificuldades  enfrentadas pela falta de regularização

Uma das beneficiadas com a regularização fundiária é a consultora de vendas Rafaela da Costa Campos. “A escritura vai nos garantir a moradia”, comemora. Ela também falou sobre as dificuldades da comunidade. “Ainda nos falta muita coisa. Mesmo com um caminhão pipa abastecendo as casas, a água é pouca. Quem mora aqui é porque precisa mesmo”, afirma.

Apesar do processo de regularização fundiária, a estimativa é de que existam 130 residências na Área de Proteção Permanente (APP) que fica ao lado do assentamento. O juiz Custódio conta que as ocupações irregulares foram denunciadas ao Ministério Público. “Essas pessoas já receberam o termo de anuência e terão que desocupar o local. Vão se mudar para outros terrenos onde a regularização fundiária está em andamento”, afirma.


Sobre o autor

é composta por por cinco profissionais de comunicação. Formados em jornalismo e relações públicas, produzem matérias referentes a zona Sul de Porto Alegre e também de interesse desse público. Contato com a editora, Letícia Mellos. Jornalista formada pela Unijuí - RS



Volta para o início ↑