Meteorologia Prefeitura quer melhorar o sistema de previsão do tempo na Capital.

Published on agosto 2nd, 2012 | by Redação Meu Bairro

Capital terá ampliação no sistema de meteorologia

Prefeitura quer melhorar o sistema de previsão do tempo na Capital.

O Poder Executivo está desenvolvendo um projeto para facilitar a vida de quem sofre no inverno e no verão sem saber se coloca o casaco ou deixa em casa. A idéia é aprimorar a previsão meteorológica na Capital através da ampliação dos equipamentos de monitoramento do tempo.

A idéia é instalar pelo menos duas réguas automatizadas e criar novas estações de meteorologia, ampliando os dados de temperatura, chuva e ventos registrados pelas cinco estações em operação e monitoradas pelo Metroclima. A ação será coordenada pela Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa), o Departamento de Esgotos Pluviais (Dep) e a Defesa Civil e permitirá o monitoramento do nível do lago Guaíba e previsão meteorológica.

Os dados estarão disponíveis para a população em plataformas móveis e fixas. As informações sobre o nível do Guaíba abastecerão em tempo real os monitores do Centro Integrada de Comando (Ceic), que será criado até o fim do ano na sede da Procempa, e também servirão para antecipar evacuações de áreas ribeirinhas em possíveis casos de risco, especialmente nas ilhas.
A Procempa está na fase de elaboração do projeto básico, que resultará em uma licitação a ser lançada até o fim do ano. Segundo o gerente comercial da Procempa, Sérgio Mendes, ainda não há estimativa de custo do projeto.

Tags:


About the Author

é composta por por cinco profissionais de comunicação. Formados em jornalismo e relações públicas, produzem matérias referentes a zona Sul de Porto Alegre e também de interesse desse público. Contato com a editora, Letícia Mellos. Jornalista formada pela Unijuí - RS



Back to Top ↑
  • Anúncio Google