fbpx


Tristeza

Publicado em setembro 14th, 2018 | Por Redação Meu Bairro

0

Moradores encontram colônia de morcegos em árvore na Zona Sul

Próximo a um edifício, na rua General Rondon, bairro Tristeza, moradores começaram a ouvir nos últimos dias barulhos estranhos. Eles descobriram que se tratava de uma colônia com cerca de 20 morcegos e contataram a Equipe de Fauna Silvestre da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade. De acordo com a SMAMS, trata-se da espécie Artibeus lituratus. Hoje técnicos realizaram vistoria no local, quando observaram a presença de filhotes no grupo. “Identificamos quatro filhotes com mais de 30 dias e pelo menos um recém nascido, com um dia”, explica a bióloga. Susi Missel Pacheco, doutora em morcegos e presidente do Instituto Sauver, colabora com a Smams na ação.

A espécie identificada é de morcegos frugívoros, que possuem alimentação à base de frutos. Estes animais descansam durante o dia em um agrupamento tipo cachopa e à noite saem em busca de alimentos. “Encontrar as colônias dentro de área urbana é um caso raro”, destaca a bióloga da Smams, Soraya Ribeiro, ressaltando que a população não precisa temer a presença dos morcegos. “É comum as pessoas se assustarem com os voos rasantes, mas eles não estão perseguindo pessoas, além de possuírem avançado sistema de localização, o que faz com que não colidam com obstáculos”. A orientação é não perturbar os animais, pois eles não atacam.


Sobre o autor

é composta por por cinco profissionais de comunicação. Formados em jornalismo e relações públicas, produzem matérias referentes a zona Sul de Porto Alegre e também de interesse desse público. Contato com a editora, Letícia Mellos. Jornalista formada pela Unijuí - RS



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Volta para o início ↑