fbpx


Ipanema

Publicado em novembro 25th, 2018 | Por Redação Meu Bairro

1

Justiça decide suspender instalação de empreendimento em Ipanema

A 10ª Vara da Fazenda Pública da Capital suspendeu a licença de instalação do empreendimento da Maiojama no bairro Ipanema. A informação foi divulgada ontem pela Sociedade de Amigos do Guarujá (SAG) e pela Associação de Moradores do Bairro Ipanema (AMBI) através de nota oficial. De acordo com nota, até uma audiência de conciliação a ser realizada em 5 de dezembro, a obra está proibida de ser realizada.

Saiba mais:
Moradores se unem para discutir construção de empreendimento em Ipanema
2ª Caminhada em Defesa da Mata Atlântica e Arroio Espírito Santo será neste domingo
Licenciamento para empreendimento em Ipanema foi discutido na Cosmam

A decisão da Justiça acatou o pedido de uma frente de entidades formada pelas associações de bairro Sociedade de Amigos do Guarujá e Associação de Moradores do Bairro Ipanema, juntamente com tradicionais entidades ambientalistas que integram a Assembleia Permanente de Entidades em Defesa do Meio Ambiente – APEDEMA/RS.

Com uma área de 35.000m² (equivalente a três campos de futebol e meio) o empreendimento está sendo discutido pela comunidade há anos. O principal das entidades contrárias à sua execução é o de que o município não aplicou a legislação atual que proíbe o corte dessa vegetação, valendo-se de uma licença estadual de 1996 que, já teria pedido a eficácia. Em manifestação ao município o órgão estadual destacou que o judiciário gaúcho confirmou a perda de eficácia da licença da 1996. Outra alegação do Município é que o STF teria validado o empreendimento. No entanto, os advogados das entidades verificaram que na verdade o STF nem chegou a conhecer da matéria e quem analisou o mérito foi o STJ, que considerou ilegal a autorização, tanto que uma nova licença foi necessária.


Sobre o autor

é composta por por cinco profissionais de comunicação. Formados em jornalismo e relações públicas, produzem matérias referentes a zona Sul de Porto Alegre e também de interesse desse público. Contato com a editora, Letícia Mellos. Jornalista formada pela Unijuí - RS



One Response to Justiça decide suspender instalação de empreendimento em Ipanema

  1. Pingback: Líderes comunitários vão à Câmara por fiscalização de empreendimento - Portal Meu Bairro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Volta para o início ↑