pequena

Cristal obra-dep-cristal-02-02-02-01

Publicado em 10 de abril de 2017 | por Redação Meu Bairro

0

Impasse paralisa obra e gera perigo no Cristal

pequena

Em janeiro o Meu Bairro relatou os problemas que uma família estava enfrentando quando o muro que ficava em frente à sua casa desabou depois de uma forte chuva. (confira aqui) Três meses depois a família abandonou a casa onde morava, na Avenida Pinheiro Borba, 512, mas o buraco na calçada continua aberto. O proprietário diz que não tem dinheiro para a construção do muro que caiu, o que impossibilita o andamento das obras. Já o DEP diz que não tem mão de obra qualificada, pois precisa de uma empresa que possua ART para a construção do mesmo. O impasse está preocupando os moradores dos arredores que sofrem com as dificuldades de transitar na calçada e temem que, no caso de uma nova chuva forte, outros danos aconteçam no local.

Em contato com a Prefeitura, segue o relato do DEP.

De acordo com a Prefeitura, no dia 4 de janeiro a Defesa Civil chamou o DEP para verificar a situação do imóvel número 512 da Avenida Pinheiro Borda. Chegando ao local, os funcionários encontraram o muro totalmente caído para o pátio e uma rede pluvial quebrada jorrando esgoto com terra para dentro do pátio e da casa. Os funcionários também verificaram que o muro de divisa para o numero 532, construído de tijolo de alvenaria, estava quebrado, com pedaços espalhados no pátio, junto com muita terra e resíduos de esgoto.

Marcos Vinício M. Padilha, engenheiro civil responsável técnico pela obra, afirma que o esgoto represou no pátio do 512 e a pressão derrubou o muro do imóvel 532 em função dos indícios encontrados pelo pátio e dentro dos apartamentos afetados. O DEP diz que não é possível afirmar que foi a rede pluvial que derrubou o muro pois não tinha vestígio de entupimento da rede pluvial. “De dentro da caixa pluvial foi retirado pedaços de laje de grês (que recobriam o passeio) e muita terra. Apos a retirada desses materiais o esgoto fluiu normalmente.”, explica o engenheiro.

Sobre o muro e a responsabilidade, o engenheiro relata:

    • O muro feito de pedra ferro (granito) argamassada não possuía pilares ou vigas de concreto armado para a sua estruturação. Possuía apenas uma fileira(fiada) de pedra.
    • Não possuía vestígios de fundação profunda com microestaca ou radier, as pedras foram assentadas diretamente na terra.
    • Não possuía engastamento nos cantos do terreno junto ao muro da lindeiro n. 532. Ele foi construído sobre as paredes da caixa pluvial.
    • Não foi perguntado ao morador se a casa e o muro tinham projeto estrutural aprovado ou se foi construído por empresa de engenharia com ART de responsabilidade técnica pois se tratava de locatário, mas segundo informações dos vizinhos esse muro possuía mais de 40 anos.
    • Não foi constatado nenhum pedido do 156 (Solicitação de Serviços para a Prefeitura) para o DEP referente ao imóvel n. 512 com relação a vazamento da rede pluvial, alagamento ou rachadura do muro com infiltração de esgoto nos últimos 3 anos.

O DEP diz que finalizou a reconstrução da caixa pluvial e recolocação da tampa de concreto que, segundo ele, é a sua responsabilidade. A reconstrução do muro não será feita pela Prefeitura já que o DEP necessita de uma mão de obra especializada de uma empresa de engenharia com ART de Responsabilidade Técnica de Projeto e Obra. Como o DEP como não tem essa mão de obra especializada, não pode aprovar o projeto estrutural do muro com todos os cálculos estruturais pertinentes para acompanhamento e fiscalização desta durante a obra.


Sobre @ colunista

é composta por por cinco profissionais de comunicação. Formados em jornalismo e relações públicas, produzem matérias referentes a zona Sul de Porto Alegre e também de interesse desse público. Contato com a editora, Letícia Mellos. Jornalista formada pela Unijuí - RS




Comente no Facebook


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Início ↑
  • Informe publicitário
    pequena

    Informe publicitário
    pequena

  • Anúncio Google

  • pequena
  • pequena