BA-18

Cristal 090513 - Dengue miniatura

Publicado em 22 de fevereiro de 2017 | por Redação Meu Bairro

0

Caso de Chikungunya no Cristal alerta Prefeitura

Hoje pela manhã funcionários da Prefeitura estão aplicando inseticida no bairro Cristal. A ação é resposta a notificação de uma suspeita de infecção por chikungunya em um condomínio situado entre a avenida Campos Velho e rua Jataí, no bairro Cristal. Trata-se de um morador da região com histórico recente de viagem ao estado do Pará.

Estatísticas – De acordo com o Boletim para Dengue, Zika e Chikungunya da Secretaria Municipal de Saúde, emitido pela Equipe de Vigilância de Doenças Transmissíveis da Vigilância em Saúde, até o dia 18 de fevereiro (Semana Epidemiológica/SE 7), foram notificados à EVDT, referentes a moradores da Capital, 138 suspeitas de dengue (dos quais 119 descartados, 18 em investigação e um confirmado), oito suspeitas de zika (sete descartados e um importado confirmado) e 23 suspeitas de chikungunya (22 descartados e um em investigação). O caso suspeito, que vai motivar a aplicação de inseticida, não está contabilizado no Boletim Semanal, pois a notificação foi feita à EVDT na SE 8 (19 a 25 de fevereiro).

Carnaval – O médico veterinário Luiz Felippe Kunz Júnior, da Equipe de Vigilância de Roedores e Vetores da SMS, que coordenará a ação no bairro Cristal nesta quarta-feira, lembra a importância de os moradores de Porto Alegre que se deslocarem para locais com transmissão de dengue, zika ou chikungunya, seja no estado, no país ou no exterior, que medidas de proteção individual como uso de repelente corporal e de aparelhos repelentes elétricos no interior de imóveis sejam adotadas.

No caso de identificação de sintomas de qualquer uma das doenças em viagem ou no retorno à Capital, o atendimento médico deve ser buscado e o histórico mais detalhado possível da viagem referido ao profissional de saúde. “Como dengue, zika e chikungunya são doenças de notificação compulsória, essas informações são essenciais para o desencadear de medidas de controle vetorial e acompanhamento epidemiológico”, explica o médico veterinário. Além disso, a enfermeira epidemiologista Adelaide Pustai, responsável pela vigilância dos agravos na SMS enfatiza a importância do uso de preservativos. “Além das doenças sexualmente transmissíveis já conhecidas, há possibilidade, de acordo com recentes estudos científicos, de transmissão do zika vírus por relações sexuais”, enfatiza Adelaide.


Sobre @ colunista

é composta por por cinco profissionais de comunicação. Formados em jornalismo e relações públicas, produzem matérias referentes a zona Sul de Porto Alegre e também de interesse desse público. Contato com a editora, Letícia Mellos. Jornalista formada pela Unijuí - RS




Comente no Facebook


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Início ↑
  • ANUNCIO_PROLIFE_MEU_BAIRRO


    Comp-3


    Comp-3


  • Anúncio Google

  • Anúncio Google

  • pequena