fbpx


Notícias

Publicado em 1 de fevereiro de 2019 | Por Juliana de Brites

0

Trânsito e transporte para o Dia de Navegantes

O Dia de Nossa Senhora dos Navegantes é neste sábado, 2 de fevereiro. O feriado é celebrado desde 1875 e reúne milhares de porto-alegrenses para as missas e procissões. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informou que o feriado terá passe livre na capital.

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) preparou as ruas em torno da Igreja Nossa Senhora dos Navegantes para o evento. O serviço de capina, limpeza e roçada começou na quarta-feira, 30, na praça Navegantes, e percorreu as ruas utilizadas para a procissão.

O feriado também terá bloqueios e desvios de trânsito para a procissão, que inicia na Igreja do Rosário depois da missa, que ocorre às 7h. Após, a procissão percorre a rua Vigário José Inácio, avenida Mauá, avenida Castello Branco e avenida Sertório, até a praça em frente à Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes. A organização do evento estima um público de 100 mil pessoas.

As linhas de ônibus que circulam nos trechos bloqueados terão o itinerário deslocado. A EPTC também disponibiliza a linha Alimentadora Navegantes. Este coletivo estará circulando apenas durante os bloqueios. Confira no site da EPTC os desvios de itinerário que os ônibus farão neste feriado.

A Trensurb informou, também, que os intervalos entre os trens neste sábado seguirão tabela normal, com dois trens reserva em caso de necessidade operacional. Os intervalos entre viagens serão de 10 minutos entre o final da manhã e o início da tarde. Ao longo da maior parte do dia, serão de 15 minutos.

 

Bloqueios de trânsito que ocorrem no sábado:

• Ponte do Guaíba: O primeiro bloqueio será a partir da meia-noite desta sexta-feira, 1º, para instalação de tapumess no acesso à Ponte do Guaíba pela Av. Sertório. Para acessar a ponte, o motorista terá que percorrer a Av. Farrapos, Av. Cairú, R. Voluntários da Pátria e Av. Castello Branco.

• Av. Mauá: A partir das 7h30, a Av. Mauá estará bloqueada entre a R. da Conceição e a R. Vigário José Inácio. O acesso à Rodoviária será mantido.

Av. Castello Branco: O tráfego da Av. Castello Branco não poderá seguir para a Av. Mauá, sendo desviado para o acesso ao Túnel da Conceição. A avenida também estará bloqueada no sentido centro-bairro, entre a R. Conceição e a Av. Sertório.

• Av. Sertório: Após a procissão, a Sertório, entre a Av. Presidente Roosevelt e a Voluntários da Pátria, seguirá bloqueada em função da festa nas imediações da Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes. A melhor alternativa para os condutores acessarem a Capital, em direção ao Centro Histórico, será via BR-116, avenida Farrapos e Alberto Bins.

 


Sobre o autor

é jornalista formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Contato: juliana@meubairropoa.com



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Volta para o início ↑