fbpx


Trânsito

Publicado em maio 21st, 2019 | Por Redação Meu Bairro

0

Prefeitura busca empresas de semáforo que calculam tempo de transição

Está aberto o faz chamamento público para teste de novas tecnologias para semáforos inteligentes em Porto Alegre. A iniciativa da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) busca aferir e especificar a tecnologia para posterior compra por meio de licitação. A divulgação ocorreu nessa segunda-feira, 20, no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa). As empresas que manifestarem interesse em participar do chamamento, baseado no Decreto 19,701/17, têm até 20 de agosto para enviar a documentação necessária.

A publicação faz parte do Projeto Estruturante da prefeitura. O sistema adaptativo de controle semafórico altera automaticamente os tempos dos semáforos segundo leituras frequentes das condições de tráfego na via, utilizando dados lidos em tempo real, baseando-se em algoritmos de inteligência artificial. Os equipamentos devem ser capazes de calcular defasagens, ciclos e tempos de verdes dos semáforos, considerando as condições de rede de sincronismo pré-estabelecidas pela EPTC. A interface de tecnologia da informação necessária para gerenciamento do sistema deve estar disponível no Centro de Controle e Monitoramento da Mobilidade da EPTC para acompanhamento e com possibilidade de intervenção on-line, caso necessário, durante todo o período dos testes.

Esse tipo de tecnologia já é utilizado na Nilo Peçanha desde 2016. Em 2019, está sendo trabalhada a implantação em trecho da III Perimetral. Nesses locais, o sistema utilizado é o australiano Scats (Sidney Coordinated Adaptative Traffic System).


Sobre o autor

é composta por por cinco profissionais de comunicação. Formados em jornalismo e relações públicas, produzem matérias referentes a zona Sul de Porto Alegre e também de interesse desse público. Contato com a editora, Letícia Mellos. Jornalista formada pela Unijuí - RS



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Volta para o início ↑