fbpx


Segurança

Publicado em dezembro 5th, 2018 | Por Redação Meu Bairro

0

Cercamento eletrônico da Capital completa 100 dias

O cercamento eletrônico das vias internas da Capital opera há 100 dias e já apresenta resultados positivos na identificação e recuperação de veículos. De 1º a 21 novembro, mais de 12 milhões de veículos passaram pelo sistema de reconhecimento de placas com tecnologia desenvolvida pela Companhia de Processamento de Dados (Procempa). Nesse período, 85 alertas de veículos furtados ou roubados foram emitidos e 34 foram recuperados.

No mês de outubro, mais de 14 milhões de veículos foram registrados no sistema de cercamento. Foram identificados 114 veículos em situação de roubo ou furto e 50 foram recuperados. Em setembro, 109 registros de alertas com a retomada de 40 veículos. Em agosto, 82 alertas e 37 foram encaminhados para seus proprietários.

De acordo com o prefeito Nelson Marchezan Júnior, a principal característica do cercamento eletrônico é ser mais uma ferramenta de inteligência para a execução de operações de segurança. “A funcionalidade oportuniza rastrear veículos e rotas de fuga, além de contribuir para o planejamento das ações de segurança com mais assertividade”, explica.

Atualmente 115 pistas são monitoradas pelo sistema que está integrado nos controladores de velocidade e câmeras da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). O monitoramento é realizado no Centro Integrado de Comando (Ceic) de Porto Alegre e no Departamento de Comando e Controle Integrado (DCCI) do Estado.

“A próxima etapa será a instalação de equipamentos em mais 23 locais adicionando 47 novas pistas ao monitoramento”, destaca o gerente do projeto, Gabriel Meneghetti. Segundo Gabriel, o sistema tem se mostrado uma grande ferramenta para a atuação contra o crime. “O monitoramento de veículos na Capital oferece informações para ações da segurança e análises de investigações criminais realizadas pela Brigada Militar, Polícia Civil e Federal e a Polícia Rodoviária Federal de veículos que são registrados pelo nosso sistema”, finaliza.


Sobre o autor

é composta por por cinco profissionais de comunicação. Formados em jornalismo e relações públicas, produzem matérias referentes a zona Sul de Porto Alegre e também de interesse desse público. Contato com a editora, Letícia Mellos. Jornalista formada pela Unijuí - RS



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Volta para o início ↑