Inicia neste sábado, 8, em todos o país, a 34ª Campanha Nacional ..." /> Vacinação contra poliomelite inicia neste sábado - Portal Meu Bairro


Saúde

Publicado em 6 de junho de 2013 | Por Redação Meu Bairro

Vacinação contra poliomelite inicia neste sábado

Inicia neste sábado, 8, em todos o país, a 34ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. No Estado, mais de cinco mil pontos de vacinação (dois mil fixos e três mil volantes) farão a imunização contra a paralisia infantil em crianças maiores de 6 meses e menores de 5 anos. A meta é vacinar 600 mil crianças no Rio Grande do Sul, até o término da campanha, em 21 de junho. Nesta edição , as crianças menores de 6 meses não estão incluídas, pois já estão sendo vacinadas com a vacina injetável da poliomielite, que integra o calendário básico de vacinação infantil. 

 Vacinação é única forma da doença continuar erradicada
Não existe tratamento contra a pólio e somente a prevenção, por meio da vacina, garante a imunidade. O Brasil está livre da poliomielite há mais de 20 anos. O último caso no país foi registrado em 1989, na Paraíba. Em 1994, o Brasil recebeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) o certificado de eliminação da doença.
A vacinação é o único mecanismo capaz de garantir que o vírus não volte a ingressar em território nacional. Entre 2007 e 2012, 35 países registraram casos de poliomielite, sendo que três ainda são considerados endêmicos: Afeganistão, Nigéria e Paquistão. A recomendação da Secretaria Estadual da Saúde (SES) é de que os pais ou responsáveis não esqueçam de levar a caderneta de vacinação para a verificar se a criança está em dia com o calendário de rotina.


Sobre o autor

é composta por por cinco profissionais de comunicação. Formados em jornalismo e relações públicas, produzem matérias referentes a zona Sul de Porto Alegre e também de interesse desse público. Contato com a editora, Letícia Mellos. Jornalista formada pela Unijuí - RS



Volta para o início ↑