fbpx


Saúde

Publicado em dezembro 18th, 2018 | Por Juliana de Brites

0

Surto de sarampo está sob controle em Porto Alegre, afirma SMS

O surto de sarampo, que teve a confirmação de 38 casos da doença em Porto Alegre neste ano, está controlado. A informação é da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que confirmou o último caso da doença em 14 de setembro. Como já se passaram 90 dias do último caso, o surto é considerado sob controle pelo Ministério da Saúde.

Sonia Regina Coradini é enfermeira da SMS e chefe da Equipe de Vigilância de Doenças Transmissíveis. Ela afirmou que “as ações desenvolvidas pela SMS foram decisivas para o controle do surto”.

Entre as ações da Prefeitura, ocorreram os bloqueios vacinais seletivos em pessoas próximas de pacientes. Foram avaliadas 2,5 mil carteiras de vacinação, com aplicação de 1.530 doses da vacina tríplice viral. Além disso, a vacinação na faixa etária dos 15 aos 29 anos foi intensificada. Essa ação totalizou 4.968 pessoas com a situação vacinal atualizada.

De acordo com informação da Organização Panamericana de Saúde, em 2018, 11 países das Américas registraram casos de sarampo, incluindo o Brasil. Em 2016, a região havia sido declarada livre da doença, após 22 anos de esforços que envolveram ações de vacinação em massa.

 


Sobre o autor

é jornalista formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Contato: juliana@meubairropoa.com



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Volta para o início ↑