A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre (SMS) está enfrent..." /> SMS enfrenta Dengue, Caxumba e Gripe A sem novas contratações - Portal Meu Bairro


Saúde

Publicado em abril 14th, 2016 | Por Redação Meu Bairro

0

SMS enfrenta Dengue, Caxumba e Gripe A sem novas contratações

A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre (SMS) está enfrentando nesse momento, além de todas as dificuldades de rotina, três grandes problemas de saúde pública. Com casos de Dengue Autóctone ainda acontecendo em Porto Alegre, principalmente na Zona Sul, 74 casos de caxumba confirmados e a preocupação com a chegada da Gripe A ao Estado, a SMS não tem previsão orçamentária de novas contratações ou maior aporte de recursos. A informação é do próprio secretário Fernando Ritter que esteve na Câmara Munipal essa semana onde falou em reunião da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam).

Caxumba

Foram notificados à Equipe de Vigilância de Doenças Transmissíveis da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde (EVDT/CGVS) em 2016, 74 casos da doença, mais de 90% em jovens com idade entre 16 e 20 anos. Os casos configuram o registro de sete surtos da doença na Capital neste ano. Surto é ocorrência de dois ou mais casos relacionados, em um espaço delimitado (colégio, quartel, creches, festa, etc), ou seja, o termo “surto” está relacionado ao espaço, não ao grau de gravidade.

Dengue

Porto Alegre tem, até o momento, 139 casos autóctones e 40 casos importados de dengue confirmados. A maior concentração de ocorrências é no bairro Vila Nova, com 60 casos. Hoje à tarde agentes de estiveram no Vila Nova onde fizeram aplicação em função de novos casos de dengue autóctone confirmados na região.

Gripe A

Com seis casos de Gripe A confirmados em Canoas, essa semana teve início a vacinação de servidores públicos municipais. A vacinação já contabiliza 1.444 funcionários imunizados até a manhã dessa quarta-feira, 13. A ação, que já ocorreu em 16 órgãos da prefeitura, prossegue nesta quinta-feira, 14, e se estende até sexta-feira, 15, em mais quatro órgãos.


Sobre o autor

é composta por por cinco profissionais de comunicação. Formados em jornalismo e relações públicas, produzem matérias referentes a zona Sul de Porto Alegre e também de interesse desse público. Contato com a editora, Letícia Mellos. Jornalista formada pela Unijuí - RS



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Volta para o início ↑