fbpx


Saúde

Publicado em fevereiro 8th, 2019 | Por Juliana de Brites

0

Saúde intervém em caso de chikungunya na Zona Norte de Porto Alegre

Agentes da Secretaria Municipal de Saúde pulverizaram inseticida em seis ruas do bairro Higienópolis na manhã desta sexta-feira, 8. A ação aconteceu após um caso importado de infecção pelo vírus chikungunya. Um morador do bairro contraiu a doença após viajar ao Rio de Janeiro no mês passado.

Com a confirmação da doença, a Secretaria realizou a aplicação de inseticida em um raio de 150 metros a partir da residência do paciente. A coordenadora da ação, veterinária Rosa Maria Carvalho, explica que a pulverização foi feita para impedir a transmissão viral. “Para evitar que o paciente seja picado por uma fêmea, que depois, ao picar outra pessoa vai iniciar o ciclo de transmissão autóctone (quando a transmissão ocorre no próprio local, ou cidade), a pulverização de inseticida é realizada, visando eliminar os mosquitos que possam ter se infectado durante o período de viremia da paciente”, explica a técnica.

Para haver a transmissão da doença, a pessoa contaminada precisa ser picada por um mosquito fêmea. Quando esse mosquito picar outra pessoa, estará transmitindo a doença com ele. De acordo com a Secretaria da Saúde, não há nenhum registro de fêmeas do Aedes aegypti contaminadas com o vírus chikungunya. “Por isso se busca evitar que o paciente com suspeita da infecção seja picado, o que daria início ao processo de infecção da fêmea e, a partir daí, de transmissão do vírus a todas as pessoas que forem picadas depois”, detalha Rosa Maria.

Mesmo com os cuidados tomados com o caso, a Secretaria da Saúde recomenda que todos os responsáveis por imóveis revisem, uma vez por semana, pátios, quintais, caixas d’água, ralos, calhas e quaisquer recipientes que possam acumular água. Dessa forma, os mosquitos não se alastram.


Sobre o autor

é jornalista formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Contato: juliana@meubairropoa.com



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Volta para o início ↑