fbpx


Notícias

Publicado em julho 16th, 2012 | Por Redação Meu Bairro

Prefeitura prorroga vacinação contra pólio

A Prefeitura decidiu prorrogar a campanha de vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil) por mais uma semana. Até sexta-feira, data que devia marcar o término da campanha, apenas 88,47% da população tinha ido aos postos de saúde para a vacinação. A vacinação prevê que 95% da população se vacinem esse ano.

A vacina é o único meio de prevenir a poliomielite, uma vez que não existe tratamento para a doença. A campanha da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde (CGVS) tem por objetivo estabelecer proteção coletiva com a vacinação de todas as crianças nesta faixa etária no mesmo período. A estratégia permite a disseminação do vírus vacinal no meio ambiente, ajudando a criar a imunidade de grupo.

Há mais de vinte anos o Brasil está livre do poliovírus. A CGVS alerta que sempre existe o risco da reintrodução do poliovírus selvagem no país, dada a possibilidade de importação de casos provenientes de países endêmicos. No período de 2007 a 2012, 35 países registraram casos de poliomielite, sendo que três desses ainda são considerados endêmicos: Afeganistão, Nigéria e Paquistão.

Quem deve tomar:

Todos os menores de até quatro anos, 11 meses e 29 dias devem tomar as duas gotinhas, mesmo que estejam vacinados e com o calendário em dia. Diferente de anos anteriores, quando a campanha de vacinação era dividida em duas etapas, neste ano haverá apenas um período, com uma dose.

Tags:


Sobre o autor

é composta por por cinco profissionais de comunicação. Formados em jornalismo e relações públicas, produzem matérias referentes a zona Sul de Porto Alegre e também de interesse desse público. Contato com a editora, Letícia Mellos. Jornalista formada pela Unijuí - RS



Volta para o início ↑