Porto Alegre homologou a adesão de vinte e três postos de saúde n..." /> Prefeitura conquista verba para abrir mais 23 postos de saúde noturnos - Portal Meu Bairro


Publicado em 21 de junho de 2019 | Por Redação Meu Bairro

Prefeitura conquista verba para abrir mais 23 postos de saúde noturnos

Porto Alegre homologou a adesão de vinte e três postos de saúde no Programa Saúde na Hora, do Ministério da Saúde. Com isso, eles passarão a funcionar com horário estendido, das 8h às 20h. Os objetivos são reduzir o volume de usuários com baixo risco nas emergências, ampliar a cobertura da Estratégia de Saúde da Família e o número de usuários nas ações e nos serviços. A partir de agora, a Secretaria Municipal de Saúde tem prazo de quatro meses para adequar os serviços aos critérios do programa.

Entre as exigências às unidades para receber o incentivo do ministério, estão abrir à noite, possuir gerente de unidade, manter o prontuário eletrônico atualizado, possuir infraestrutura adequada para comportar as equipes e permanecer em funcionamento no horário do almoço. Para o custeio das estruturas, o Município receberá R$ 1,5 milhão por ano – R$ 132 mil por mês.

Porto Alegre já conta também com quatro unidades de saúde com atendimento estendido até 22h, e o exemplo da capital gaúcha serviu como referência nacional. Juntas, as unidades São Carlos, Modelo, Tristeza e Ramos realizaram mais de 100 mil atendimentos desde março de 2017, somente no horário entre 17h e 22h. Nos locais, são ofertadas consultas médicas, de enfermagem e odontológicas, além de curativos, aplicação de vacinas e coleta de exames laboratoriais.


Sobre o autor

é composta por por cinco profissionais de comunicação. Formados em jornalismo e relações públicas, produzem matérias referentes a zona Sul de Porto Alegre e também de interesse desse público. Contato com a editora, Letícia Mellos. Jornalista formada pela Unijuí - RS



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Volta para o início ↑