A Coordenação Geral de Vigilância em Saúde (CGVS) de Porto Ale..." /> Prefeitura confirma mais dois óbitos por Gripe A - Portal Meu Bairro


Notícias

Publicado em julho 16th, 2012 | Por Redação Meu Bairro

Prefeitura confirma mais dois óbitos por Gripe A

A Coordenação Geral de Vigilância em Saúde (CGVS) de Porto Alegre confirmou nesta segunda-feira, 16, mais dois óbitos por gripe A (H1N1) na Capital. Os dois pacientes, uma mulher de 46 anos e uma criança de três meses, não tinham sido vacinados. A mulher não possuía outra doença, já a criança tinha uma neuropatia.

A vacinação contra a gripe foi suspensa na semana passada depois de atingir 88,36% da população, superando a meta de vacinar  pelo menos 80% da população de risco. A orientação dos órgãos de saúde, a partir de agora, é que a população esteja atenta para os cuidados de prevenção. As recomendações básicas são higienizar as mãos com frequência, manter os ambientes arejados e limpos e utilizar lenço descartável ao espirar ou tossir.

Havendo sintomas de síndrome gripal, o paciente deve procurar uma unidade de saúde para avaliação médica e, se for o caso, iniciar o tratamento o mais rápido possível.
Pessoas com febre repentina, acompanhada de tosse ou dor de garganta, e com dor muscular (mialgia), nas articulações (artralgia) ou dor de cabeça (cefaleia) poderão retirar gratuitamente, nas farmácias distritais mantidas pelo município, o medicamento antiviral Oseltamivir (Tamiflu), depois de passarem por consulta (na rede pública ou privada de saúde) e receber a prescrição com receita médica. O medicamento é encontrado também para compra em farmácias particulares, sendo igualmente necessária a apresentação de receita.

Confira aqui onde encontrar o antiviral.

Tags:


Sobre o autor

é composta por por cinco profissionais de comunicação. Formados em jornalismo e relações públicas, produzem matérias referentes a zona Sul de Porto Alegre e também de interesse desse público. Contato com a editora, Letícia Mellos. Jornalista formada pela Unijuí - RS



Volta para o início ↑