fbpx


Saúde

Publicado em abril 22nd, 2016 | Por Redação Meu Bairro

0

Prefeitura começa na segunda-feira grande campanha contra H1N1

Na próxima segunda-feira, 25, a Secretaria Municipal de Saúde começará a campanha de vacinação contra gripe de 2016. Receberão a vacina pessoas que estão no público-alvo, que inclui pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes em qualquer idade gestacional, puérperas (até 45 dias após o parto), população indígena e pessoas de cinco a 59 anos portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. No sábado, 30, Dia de Mobilização Nacional, todas as unidades de saúde estarão abertas para vacinar a população-alvo, sendo que a meta da campanha é de vacinar pelo menos 80% desse público. Nessa segunda-feira, 18, o município recebeu da Secretaria Estadual de Saúde os primeiros lotes da vacina. A lista com os locais de vacinação na Capital será divulgada até sexta-feira, 23.

A proteção conferida pela vacinação é de aproximadamente um ano, por isso é feita anualmente. Estudos científicos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias, e de 39% a 75% a mortalidade global. Entre os residentes em lares de idosos, pode reduzir o risco de pneumonia em aproximadamente 60%, e o risco global de hospitalização e morte, em cerca de 50% a 68%, respectivamente. Referem ainda redução de mais de 50% nas doenças relacionadas à influenza. Também há pesquisa indicando eficácia geral da vacina influenza de 67%. A população com maior benefício foi a de adultos HIV positivos entre 18 e 55 anos de idade (76%), adultos saudáveis entre 18 e 46 anos de idade (70%) e crianças saudáveis com idade entre 6 e 24 meses (66%).

Contra-indicações

A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores bem como a qualquer componente da vacina ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados. Reações anafiláticas graves a doses anteriores também contraindicam doses subsequentes.

 

 


Sobre o autor

é composta por por cinco profissionais de comunicação. Formados em jornalismo e relações públicas, produzem matérias referentes a zona Sul de Porto Alegre e também de interesse desse público. Contato com a editora, Letícia Mellos. Jornalista formada pela Unijuí - RS



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Volta para o início ↑