fbpx


Publicado em novembro 28th, 2018 | Por Redação Meu Bairro

Orçamento da Saúde será de 24% da receita líquida em 2019

O Orçamento para 2019 da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) será de aproximadamente R$ 1,8 bilhão, representando 24% da receita líquida do Município. A informação foi divulgada nesta terça-feira (27/11) pelo secretário municipal da Saúde, Erno Harzheim, em reunião da Comissão de Economia Finanças Orçamento e do Mercosul (Cefor), da Câmara Municipal de Porto Alegre.

O secretário confirmou o viés adotado pela atual gestão, de diminuir a verticalização dos serviços, substituindo onde for possível pela contratação de serviços terceirizados. “Redução com pessoal, diminuição de serviços próprios e mais terceirização”, adiantou Harzheim. Ele exemplificou que o laboratório de análises clínicas municipais estará voltado para a produção de exames de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e que os demais exames mais simples irão para uma empresa conveniada.

Outro objetivo da SMS é aumentar o atendimento primário, com a contratação de mais equipes para o Imesf, dobrar o orçamento em saúde mental, aumentar a assistência farmacêutica, sendo que, segundo o secretário, neste ano, a falta de medicamentos foi 100% sanada. Ele citou ainda como melhorias a entrada em operação de dois tomógrafos novos no HPS

Conforme o secretário, 2018 registrou o fim do déficit de leitos em UTI na cidade Porto Alegre e o aumento de leitos de baixa e média complexidades na rede conveniada. Ele observou ainda que o processo de informatização está 100% concluído com a criação do prontuário do cidadão. Harzheim confirmou, para o próximo ano, a entrada em operação das UPAs na Vila Bom Jesus, na Lomba do Pinheiro e na Vila dos Sargentos, o que ocorrerá com algumas adequações nas UBSs existentes no local.


Sobre o autor

é composta por por cinco profissionais de comunicação. Formados em jornalismo e relações públicas, produzem matérias referentes a zona Sul de Porto Alegre e também de interesse desse público. Contato com a editora, Letícia Mellos. Jornalista formada pela Unijuí - RS



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Volta para o início ↑