Com a paralisação dos médicos, muitos atendimentos estão sendo r..." /> Médicos paralisam e consultas podem ser suspensas - Portal Meu Bairro


Saúde

Publicado em julho 30th, 2013 | Por Redação Meu Bairro

Médicos paralisam e consultas podem ser suspensas

Com a paralisação dos médicos, muitos atendimentos estão sendo reagendados em Porto Alegre. Os médicos decidiram por uma greve na última semana em resposta às últimas atividades do Governo Federal como o programa “Mais Médicos”. Além de Porto Alegre, mais dez cidades gaúchas também estão participando da paralisação. São elas: Erechim, Bagé, Santa Cruz do Sul, Passo Fundo, Rio Grande, Santana do Livramento, Uruguaiana, Santa Maria, Santo Ângelo e Ijuí.

Médicos reclamam de ações do Governo Dilma
A paralisação, decidida em assembléia geral realizada no dia 23, tem o objetivo de protestar contra as medidas do governo federal que não atacam os reais problemas da saúde brasileira. A categoria pressiona o Congresso Nacional para derrubar a MP do programa Mais Médicos e os vetos da presidente Dilma a Lei do Ato Médico.
Os serviços de urgência e emergência funcionarão normalmente. Casos graves não deixarão de ser atendidos. As atividades fazem parte do calendário de greve estabelecido pela Federação Nacional dos Médicos (Fenam), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Médica Brasileira (AMB).

SMS: atendimentos sendo realizados normalmente
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Saúde da Família (USF) e Centros de Especialidades estarão abertos nestas terça e quarta-feiras (30 e 31), apesar da paralisação que estará sendo feita pela categoria de médicos.Os pacientes com consultas eletivas previamente marcadas para os dias 30 e 31 de julho que comparecerem às unidades e não forem atendidos em razão da ausência de médicos terão novas datas e horários agendados.
Para os casos de urgência e emergência, as unidades de pronto atendimento, assim como as emergências hospitalares, estarão funcionando normalmente.
Também estarão abertas as unidades de saúde que participam da Operação Inverno, com horário estendido ao terceiro turno.


Sobre o autor

é composta por por cinco profissionais de comunicação. Formados em jornalismo e relações públicas, produzem matérias referentes a zona Sul de Porto Alegre e também de interesse desse público. Contato com a editora, Letícia Mellos. Jornalista formada pela Unijuí - RS



Volta para o início ↑