Termina nesta sext..." /> Hoje é o último dia para vacinação contra a pólio - Portal Meu Bairro

Saúde

Publicado em junho 21st, 2013 | Por Redação Meu Bairro

Hoje é o último dia para vacinação contra a pólio

Termina nesta sexta-feira, 21, a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite 2013. As gotinhas começaram a ser aplicadas no dia 8 de junho, com a meta de imunizar pelo menos 75 mil crianças em Porto Alegre. Já foram vacinadas em torno de 58 mil pequenos, representando 77,78%, faltando cerca de 17 mil crianças para serem imunizadas, de acordo com a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde de 95% da população infantil na faixa etária recomendada.

A imunização é para crianças de seis meses a de cinco anos. Mesmo aquelas que estejam com as vacinas em dia devem receber a dose oral. A vacina é o único meio de prevenção à doença, uma vez que não existe tratamento.

Sem registros no Brasil há 13 anos

Desde 1990, não há registro de casos de poliomielite no Brasil. No entanto, a vacina, desenvolvida na década de 1950, continua sendo necessária porque existe a possibilidade de o poliovírus (causador da poliomielite) entrar no país por meio de pessoas de outras nações onde a doença ainda se manifesta. De 2007 a 2012, houve casos em 35 países – entre eles Afeganistão, Nigéria e Paquistão, onde a pólio continua ocorrendo constantemente.

Conheça a Poliomielite

 A poliomielite ou paralisia infantil é uma doença infecciosa altamente contagiosa provocada pelo poliovírus. Ela entra no organismo pelo intestino e alcança a corrente sanguínea, por onde é conduzida até o cérebro. Quando ataca o sistema nervoso, a doença destrói os neurônios responsáveis pela atividade motora, provocando assim a paralisia.


Sobre o autor

é composta por por cinco profissionais de comunicação. Formados em jornalismo e relações públicas, produzem matérias referentes a zona Sul de Porto Alegre e também de interesse desse público. Contato com a editora, Letícia Mellos. Jornalista formada pela Unijuí - RS



Volta para o início ↑