Hoje é dia de prevenção em Porto Alegre. A Prefeitura está reali..." /> Hoje é dia da grande mobilização contra o H1N1 em Porto Alegre - Portal Meu Bairro


Saúde

Publicado em abril 30th, 2016 | Por Redação Meu Bairro

0

Hoje é dia da grande mobilização contra o H1N1 em Porto Alegre

Hoje é dia de prevenção em Porto Alegre. A Prefeitura está realizando uma mobilização contra a gripe em 142 locais de vacinação que estarão abertos das 8h às 17h para imunizar a população-alvo, que inclui pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto) e pessoas de cinco a 59 anos portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, sendo que a meta da campanha é imunizar pelo menos 80% desse público. Para esse último grupo, a orientação é que apresente prescrição médica que indique a necessidade da realização da vacina, receita médica que comprove a utilização de medicamentos de uso contínuo ou carteira/cartão de acompanhamento de doença crônica.

Já foram aplicadas 158 mil vacinas, de acordo com dados da Coordenação de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, os grupos prioritários têm a opção de se vacinar nas unidades de saúde localizadas nos bairros, sem precisar se deslocar ao Centro da cidade. A campanha vai até 20 de maio, sendo uma das ações da Operação Inverno da prefeitura.

A proteção conferida pela vacinação é de aproximadamente um ano, por isso é feita anualmente. Estudos científicos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias, e de 39% a 75% a mortalidade global. Entre os residentes em lares de idosos, pode reduzir o risco de pneumonia em aproximadamente 60%, e o risco global de hospitalização e morte em cerca de 50% a 68%, respectivamente. Referem ainda redução de mais de 50% nas doenças relacionadas à influenza.

Prevenção

Para evitar a disseminação da doença, são necessárias medidas simples, como lavar as mãos com frequência, com água e sabão ou utilizando álcool gel; proteger a boca e o nariz ao tossir ou espirrar, cobrindo-os preferencialmente com a dobra interna do cotovelo, evitando o uso das mãos; usar lenços de papel; manter os ambientes arejados, com bastante circulação de ar. Ter uma dieta equilibrada, consumindo alimentos saudáveis, contribui para conservar a imunidade alta. Se apresentar sintomas, procurar atendimento médico e tentar evitar locais com aglomeração de pessoas, como emergências hospitalares, escolas, transporte público, centros comerciais, entre outros.


Sobre o autor

é composta por por cinco profissionais de comunicação. Formados em jornalismo e relações públicas, produzem matérias referentes a zona Sul de Porto Alegre e também de interesse desse público. Contato com a editora, Letícia Mellos. Jornalista formada pela Unijuí - RS



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Volta para o início ↑