fbpx


Saúde

Publicado em novembro 8th, 2018 | Por Juliana de Brites

0

Escorpião amarelo: Prefeitura desmente alerta epidemiológico

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou hoje, 8, que não emitiu nenhum alerta epidemiológico ou informativo sobre o escorpião amarelo. A nota da SMS foi publicada após a circulação de mensagens nas redes sociais referentes à proliferação do animal venenoso e dos riscos que ele oferece à cidade. A Prefeitura esclarece que não há razão para a população se alarmar.

O alerta que é divulgado nas redes sociais é de novembro de 2017. Na ocasião, a SMS emitiu o alerta epidemiológico quando uma criança de cinco anos foi picada pelo escorpião na Lomba do Pinheiro. Mas neste ano não há nenhum alerta emitido pela Prefeitura de Porto Alegre.

O escorpião amarelo não é um animal considerado nativo do Rio Grande do Sul. Mas, desde as primeiras visualizações, em 2001, a proliferação do animal fez com que ele seja considerado domiciliado em nossa cidade. Portanto, não é possível exterminá-lo. Ele está presente na cidade, é possível que seja visto e o há recomendações caso seja encontrado.

O escorpião amarelo costuma habitar locais frescos e escuros, como frestas de parede, restos de construção, entulhos, encanamentos. É um animal que se alimenta de baratas. Em caso de visualização do Escorpião Amarelo, evitar o contato e informar a localização através do telefone 156.


Sobre o autor

é jornalista formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Contato: juliana@meubairropoa.com



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Volta para o início ↑