BA-18

Saúde Campanha da vacinção continua na Capital Foto: Ivo Gonçaalves/PMPA

Publicado em 12 de maio de 2018 | por Redação Meu Bairro

0

Dia D de vacinação tem 109 postos abertos

Neste sábado, 12, 109 locais de vacina da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estarão abertos das 8h às 17h para imunizar contra a gripe pessoas que compõem os grupos prioritários da campanha de 2018. Além das salas de vacina, espaços como a sede da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde da SMS também estarão abertos para a imunização do público a partir dos 9 anos de idade que se enquadrem nos grupos prioritários.

CONFIRA OS LOCAIS DE VACINAÇÃO

Podem receber a vacina na rede pública, neste ano – e no sábado – crianças entre seis meses e menos de cinco anos, pessoas com mais de 60 anos, gestantes, puérperas que tiveram bebê há até 45 dias, trabalhadores da saúde e indígenas. Também devem ser vacinadas pessoas com comorbidades (doenças pré-existentes) e professores da rede básica e ensino superior. Funcionários do sistema prisional, pessoas privadas de liberdade e adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas também estão nos grupos-alvo, embora não sejam contabilizados para a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.

A SMS já recebeu da Secretaria de Estado da Saúde cerca de 500 mil doses da vacina. Não há risco de desabastecimento. A campanha de vacinação contra influenza segue até 1º de junho na rede pública do país. Até o início da tarde de sexta-feira, 11, de acordo com registros do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações, foram aplicadas 249.230 doses da vacina contra influenza pela rede pública municipal. Esse número inclui os grupos prioritários e pessoas com comorbidades.

Segundo informação do vacinômetro do Ministério da Saúde, Porto Alegre já vacinou 51,05% das pessoas que compõem o público-alvo da campanha de 2018, com registro de 197.464 doses das 386.799 previstas para os grupos prioritários. O índice é superior ao registrado para o Rio Grande do Sul (47,16%) e para o Brasil (32,96%).

Além do Dia D, todas as unidades de saúde com salas de vacina abertas participam da campanha, com horário de atendimento das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. O Centro de Saúde Modelo e a US São Carlos, que têm atendimento até as 22h, vacinarão das 8h às 22h, de segunda a sexta-feira, e a Clínica de Família da Restinga terá atendimento das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira.

A vacina contra influenza pode ser aplicada junto a outras vacinas ou medicamentos e as contraindicações são para pessoas alérgicas a ovo de galinha e seus derivados e àquelas que tenham histórico de reação anafilática a doses anteriores da vacina. Eventos adversos da imunização costumam ser leves, com tendência a desaparecimento após 48 horas (eritema, aumento da sensibilidade, edema ou dor no local da aplicação, febre menor do que 39ºC, mal estar e mialgia).


Sobre @ colunista

é composta por por cinco profissionais de comunicação. Formados em jornalismo e relações públicas, produzem matérias referentes a zona Sul de Porto Alegre e também de interesse desse público. Contato com a editora, Letícia Mellos. Jornalista formada pela Unijuí - RS




Comente no Facebook


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Início ↑

  • Comp-3


  • Anúncio Google

  • Anúncio Google

  • pequena