O verão chegou com força total. Há quem diga que tem vontade de f..." /> Cuidados para suportar os dias de calor intenso - Portal Meu Bairro


Saúde

Publicado em janeiro 21st, 2014 | Por Redação Meu Bairro

Cuidados para suportar os dias de calor intenso

O verão chegou com força total. Há quem diga que tem vontade de ficar no ar-condicionado até a estação acabar. Já que isto não é possível, precisamos providenciar alguns cuidados para sair a rua diante das altas temperaturas. Protetor solar, hidratar o corpo, apostar em roupas claras, com tecidos mais leves, e tirar do cardápio comidas pesadas e gordurosas são medidas básicas que ajudam a enfrentar o calor com saúde.

De olho no prato 

A alimentação é um ponto crucial nesse período. Algumas frutas e vegetais apresentam grandes quantidades de água em sua composição. A melancia, por exemplo, tem mais de 90% do seu peso em água, assim como as folhas verdes. O ideal é apostar em saladas e grelhados, fugindo de pratos muito salgados e de vegetais crus. O consumo de gorduras deve ser evitado em dias muito quentes, pois elas não são bem metabolizadas, por conta da perda de líquidos do organismo. O resultado de um almoço cheio de frituras, por exemplo, pode ser uma sensação de mal-estar e desconforto algum tempo depois.  Para quem não abre mão do arroz e feijão, é importante saber que a combinação é permitida na mesa, desde que as carnes gordurosas e salgadas do feijão fiquem de fora.

Hidratação 

Na hora da sobremesa, os picolés de fruta saciam a vontade de doce e ainda ajudam a matar a sede. Nos dias quentes, o corpo precisa liberar calor por meio do suor para manter a temperatura corporal – eliminando água e sais minerais.  Troque os refrigerantes, incluindo os light e zero, e invista em água de coco, chá-mate e sucos naturais. Também é sempre bom lembrar que a ingestão diária deve ser de dois a três litros de água.

O que vestir?

Apesar de todo o apelo da moda, o ideal é usar tecidos de algodão e malha – que absorvem o suor – e evitar tecidos sintéticos, que atrapalham a evaporação da transpiração. É preferível também usar roupas claras , pois as de cores escuras, que absorvem mais o calor por não refletir a luz solar.  Para evitar alergias e outros problemas de pele, procure lavar as roupas sempre que usá-las, sem repeti-las, e não usar peças de outras pessoas.

Filtro solar

A temperatura corporal interna de uma pessoa deve ser de 37º C, independente do horário do dia. Para que o corpo não perca muito líquidos no esforço de se manter essa temperatura ideal, evite ficar exposto ao sol, principalmente, das 10 às 16 horas. Na hora de proteger a pele, o filtro solar é obrigatório, inclusive para quem não estiver a caminho da praia. Para melhor ação, ele deve ser aplicado 40 minutos antes da exposição ao sol. Quem quiser investir em um bronzeado saudável, pode consumir alimentos e vitaminas com betacaroteno, como cenoura e brócolis, para estimular a produção de melanina. Além do protetor solar, hidratante pós exposição, chapéu e óculos escuros também são importantes.

Sono tranquilo

Um dos maiores incômodos dos dias quentes é a hora de dormir, principalmente para pessoas que não climatização artificial no quarto. Para aliviar essa sensação, o ideal é  tomar um banho frio antes de deitar e evitar alimentos como chás e leite quente. Mantenha o quarto arejado com as janelas abertas, roupas frescas para dormir  e não usar qualquer tipo de coberta.

 

 


Sobre o autor

é composta por por cinco profissionais de comunicação. Formados em jornalismo e relações públicas, produzem matérias referentes a zona Sul de Porto Alegre e também de interesse desse público. Contato com a editora, Letícia Mellos. Jornalista formada pela Unijuí - RS



Volta para o início ↑