Nesta terça-feira, 5, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confir..." /> Confirmado primeiro caso de dengue contraída em Porto Alegre - Portal Meu Bairro


Saúde

Publicado em 6 de fevereiro de 2013 | Por Redação Meu Bairro

Confirmado primeiro caso de dengue contraída em Porto Alegre

Nesta terça-feira, 5, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou o primeiro caso de dengue contraída em Porto Alegre. A paciente reside no bairro Azenha e não tem histórico de deslocamento para áreas de transmissão. O alerta epidemiológico lançado pela Vigilância em Saúde (CGVS) de Porto Alegre aponta a investigação, inicialmente, para os bairros Azenha e Partenon.

O caso foi confirmado por meio de exames realizados no Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen-RS). Até o momento 26 casos foram notificados na Capital, sendo nove descartados, quatro confirmados ( três destes vieram de fora do Estado) e 13 casos estão sendo investigados.A informação foi divulgada em entrevista coletiva concedida pelo secretário municipal de Saúde, Carlos Henrique Casartelli, juntamente com o secretário Estadual de Saúde, Ciro Simoni e o coordenador-geral em exercício da Vigilância em Saúde (CGVS) de Porto Alegre, Anderson Araújo Lima.

Segundo Casartelli, não há uma situação de epidemia na Capital. “É o primeiro caso confirmado. Não temos uma situação de epidemia, apenas casos em investigação. A nossa expectativa, igual o que ocorreu nos outros anos, é intensificar o combate ao mosquito vetor da doença, e para isso precisamos contar com a ajuda da população”, afirmou.Os principais sintomas da doença são febre, manchas vermelhas no corpo, náuseas, vômitos e dores musculares.

Histórico da Capital
Nos anos de 2010 e 2011, ocorreram casos autóctones em Porto Alegre. Em 2012 não houve transmissão autóctone (apenas casos importados). “Com as novas tecnologias utilizadas no controle da dengue, já foram instaladas 717 armadilhas de captura do mosquito e realizadas 2,7 mil vistorias em diversas regiões da cidade. Com isso o controle se tornou mais efetivo e com uma resposta mais rápida nas ações”, destacou Anderson Lima.

Tags:


Sobre o autor

é composta por por cinco profissionais de comunicação. Formados em jornalismo e relações públicas, produzem matérias referentes a zona Sul de Porto Alegre e também de interesse desse público. Contato com a editora, Letícia Mellos. Jornalista formada pela Unijuí - RS



Volta para o início ↑