fbpx


Saúde

Publicado em junho 12th, 2018 | Por Redação Meu Bairro

0

Comunidade comemora UBS Tristeza funcionando à noite

Começou ontem o novo horário de funcionamento da UBS da Tristeza. Agora os atendimentos podem ser realizados até às 22h. Essa é a terceira unidade do Programa Saúde Noite e Dia na cidade que recebe a extensão de atendimento. A previsão é que devam ser atendidos 50 pacientes por noite no posto, por uma equipe de quatro médicos, um dentista, duas enfermeiras, três técnicas de enfermagem e um auxiliar de saúde bucal. As outras duas unidades a estender o horário foram as unidades de Saúde São Carlos (bairro Agronomia) e Modelo (Santana), que ampliaram os horários respectivamente em março e em abril de 2017. Desde o início da operação, a média de atendimentos no horário entre 18h e 22h totalizou 2,3 mil consultas médicas por mês. No total, foram realizadas mais de 28 mil consultas médicas no turno estendido.

Presente à inauguração do novo horário, o prefeito Nelson Marchezan ressaltou que a decisão da abertura de unidades de saúde com horário estendido vai ao encontro do que vem sendo praticado no mundo. “Trabalhamos com a lógica de facilitar a vida do cidadão, disponibilizando locais de fácil acesso para que lá seja possível atender e resolver seus problemas, sem que seja necessário buscar um hospital”, explicou.

O secretário municipal da Saúde, Erno Harzheim, observou que nos postos abertos com horário estendido é possível atendimento médico, odontológico, coleta de exames e vacinas. Aproveitando o horário estendido do posto da Tristeza estava a costureira Carla Burio, 36 anos que trouxe o filho João Vicente, oito anos, para se vacinar. “A ampliação do horário permitiu que entregasse minhas encomendas, buscasse meu filho na escola e pudessemos vir nos vacinar. Do contrário, não poderia realizar meu trabalho e ele perderia aula”, disse, prometendo voltar nos próximos dias para consultar após as 18h.

Das 7h às 18h, o atendimento na Unidade de Saúde Tristeza permanecerá normal, apenas para o público de referência da unidade. Entre as 18h e as 22h, os pacientes que forem ao posto serão atendidos por ordem de chegada, ou seja, sem necessidade de agendamento. Cerca de 80% dos casos que chegam às UBS à noite são resolvidos na hora pelos médicos de família no horário noturno. Apenas 20% dos casos necessitam de encaminhamento para médicos especializados.

Nos casos em que há necessidade de encaminhamento, esse procedimento é feito na hora. A pessoa sai com um ticket, com o número do cartão SUS e já pode consultar o andamento da sua requisição no site da prefeitura. Todas as especialidades são atendidas por médicos de família.


Sobre o autor

é composta por por cinco profissionais de comunicação. Formados em jornalismo e relações públicas, produzem matérias referentes a zona Sul de Porto Alegre e também de interesse desse público. Contato com a editora, Letícia Mellos. Jornalista formada pela Unijuí - RS



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Volta para o início ↑