Os diretores do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) assinar..." /> Clínicas assina contrato para ampliação de 70% do seu espaço - Portal Meu Bairro


Saúde

Publicado em 8 de novembro de 2013 | Por Redação Meu Bairro

Clínicas assina contrato para ampliação de 70% do seu espaço

Os diretores do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) assinaram ontem o contrato com o Consórcio Tratenge—Engeform para execução das obras que vão ampliar o hospital em quase 70%. Com um investimento de R$ 408 milhões, através do Ministério da Educação, a construção dos anexos I e II vai permitir a reorganização de diversas áreas e também dos fluxos de atendimento aos pacientes, além de qualificar as áreas de apoio ao ensino e à pesquisa.

Para o presidente do HCPA, Amarílio Vieira de Macedo Neto, o ato marca uma nova etapa e de um processo que vem se desenvolvendo ao longo dos últimos anos e que culminará com a ampliação do HCPA em mais de 70%. “A ampliação é indispensável, pois há muito tempo o hospital opera além do limite de sua capacidade física”, disse Amarilio.

Autoridades comemoram ampliação

Relembrando a época em que foi aluno da Ufrgs e teve aulas no HCPA, o secretário Ciro Simoni enfatizou as mudanças vividas pela instituição e também pelo sistema de saúde como um todo. Segundo Simoni, novos serviços assistenciais têm sido abertos, revertendo a tendência de diminuição de leitos. “A expansão do Clínicas representa a ampliação de um serviço que muito nos orgulha”, disse. Da mesma forma, o superintendente de Infraestrutura da Ufrgs, Alberto Tamagna, que representou o reitor Carlos Alexandre Netto na solenidade, reforçou o orgulho de manter parceria com um hospital que é excelência em assistência, ensino e pesquisa.

“Este é um momento histórico para Porto Alegre e para o estado”, avaliou José Fortunati. O prefeito cumprimentou a direção e toda comunidade do HCPA pela ideia deste projeto e por toda dedicação para sua concretização, o que, segundo ele, mostra um efetivo compromisso social. “Vocês estão de parabéns, porque ajudarão mais pessoas a cuidarem de sua saúde”.

Espaço privilegiará “criticamente enfermos”

No novo complexo hospitalar, será dada especial atenção às áreas para atendimento dos pacientes considerados criticamente enfermos – aqueles que necessitam cuidados urgentes ou intensivos. A Emergência, por exemplo, que hoje conta com cerca de 1,7 mil metros quadrados, ficará com mais de 5 mil, podendo oferecer melhores condições de acolhimento aos pacientes. Já o Centro de Tratamento Intensivo (CTI) passará de 54 para 110 leitos. Por ser um hospital universitário vinculado academicamente à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), o Clínicas também vai incrementar a infraestrutura dedicada ao ensino e à pesquisa. Anualmente, o HCPA oferece aulas práticas para mais de 2 mil alunos de diversos cursos de graduação da Ufrgs e é área de pesquisa para 1.300 mestrandos e doutorandos, constituindo um dos principais polos do país para formação de recursos humanos e produção de ciência na área da saúde.


Sobre o autor

é composta por por cinco profissionais de comunicação. Formados em jornalismo e relações públicas, produzem matérias referentes a zona Sul de Porto Alegre e também de interesse desse público. Contato com a editora, Letícia Mellos. Jornalista formada pela Unijuí - RS



Volta para o início ↑