fbpx


Meteorologia

Publicado em 24 de maio de 2012 | Por Redação Meu Bairro

Previsão de chuva não se confirma e tempo seco preocupa

Camada de poluição esta cada dia mais evidente em Porto Alegre. Crédito: Leonardo Lima (Site Metsul)

A previsão de chuva mais uma vez não se confirmou a falta de umidade está mudando o clima no mês de maio. A informação é do Metroclima (Sistema de Vigilância Meteorológica de Porto Alegre), que afirma ainda que uma camada marrom de poluição tem sido observada em Porto Alegre.

Nos curtos períodos em que chove, a chuva acontece durante pouco tempo, o que não é suficiente para normalizar a situação na Capital.

A situação, que antes incomodava por deixar o gosto e cheiro da água desagradáveis, principalmente na Zona Sul, agora também está afetando a qualidade do ar. No mês de maio, por exemplo, o IQAt, índice que mede a qualidade do ar, chegou a estar em 61 na terça-feira, 22, número considerado elevado.

Valores entre 0 e 50 de IQAr indicam qualidade do ar boa, mas entre 51 e 100 acusam condição apenas regular. Em outubro do ano passado, Porto Alegre teve recorde de má qualidade com IQAr de 221 pela cinzas do vulcão chileno. Neste maio, houve um único dia com mais de 1 mm de chuva na Capital.

De acordo com o sistema MetSul, o atual período seco na região de São Leopoldo, por exemplo, já é o pior dos últimos 15 anos. O meteorologista e diretor-geral da MetSul Eugenio Hackbart, destaca que no ano de 1988 a estiagem perdurou durante 129 dias (1º de fevereiro a 8 de junho) com déficit de 286,6 mm. Em 2006, o período muito seco acumulou um déficit de 220,2 mm durante 109 dias entre 25 de janeiro e 15 de maio. Já em 2012, do dia 26 de fevereiro até agora a precipitação está abaixo da média na estação da MetSul em São Leopoldo com um déficit no período de 161,4 mm que aumenta a cada dia. Fotos aéreas feitas na tarde de terça-feira pelo repórter Diego da Rosa do Grupo Editorial Sinos evidenciam a baixa do Rio dos Sinos neste seco mês de maio.

Tags: , ,


Sobre o autor

é composta por por cinco profissionais de comunicação. Formados em jornalismo e relações públicas, produzem matérias referentes a zona Sul de Porto Alegre e também de interesse desse público. Contato com a editora, Letícia Mellos. Jornalista formada pela Unijuí - RS



Volta para o início ↑