fbpx


Eleições 2018

Publicado em dezembro 27th, 2018 | Por Juliana de Brites

0

Termina hoje o prazo para justificar ausência no segundo turno das eleições

As pessoas que não compareceram às urnas no segundo turno têm até esta quinta-feira, 27, para justificar a ausência. Essa justificativa deve ser feita por meio do formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE). A justificativa é válida somente para o turno ao qual o eleitor não compareceu por estar fora de seu domicílio eleitoral.

O RJE pode ser obtido gratuitamente pelo site do Tribunal Superior Eleitoral ou tribunais regionais eleitorais (TREs), nos cartório eleitorais ou nos postos de atendimento ao eleitor. O eleitor ausente pode regularizar sua situação com a Justiça Eleitoral pelo Sistema Justifica. O Justifica é uma ferramenta on-line desenvolvida para dar comodidade ao eleitor para justificar sua ausência.

Caso o cidadão não esteja em dia com sua situação eleitoral, poderá sofrer consequências como não ocnseguir obter passaporte ou carteira de identidade. Além disso, servidores públicos deixam de receber vencimentos, não é possível participar de concurso público, obter empréstimos em autarquias e renovar matrícula em instituições de ensino federais ou fiscalizadas pelo governo.


Sobre o autor

é jornalista formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Contato: juliana@meubairropoa.com



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Volta para o início ↑