fbpx


Eleições 2018

Publicado em agosto 22nd, 2018 | Por Redação Meu Bairro

0

Pesquisa Datafolha: Lula, 39%; Bolsonaro, 19%; Marina, 8%;

A pesquisa Datafolha divulgada ontem à noite coloca o ex-presidente Lula (PT) mais uma vez a frente na disputa
a presidência. Ele mantém o índice mais alto de intenção de voto para a disputa da Presidência da República entre os pré-candidatos com nomes colocados para a disputa. Sem o petista, Jair Bolsonaro (PSL) lidera, tendo Marina Silva (Rede) como principal adversária. O ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT), fica atrás da candidata da Rede e empata com Geraldo Alckmin (PSDB) nos cenários em que há petistas na disputa, embora leve vantagem numérica sobre o tucano quando também tem como adversários Fernando Haddad e Jaques Wagner. O ex-prefeito de São Paulo e o ex-governador da Bahia estão distantes do patamar de intenção de votos de Lula e não ultrapassam 1% de preferência do eleitorado.

Com o petista fora da corrida presidencial e Haddad como candidato do PT, Bolsonaro (19%) lidera, e Marina (15%) surge em patamar próximo. Na sequência surgem Ciro (10%), Alckmin (7%), Dias (4%), Manuela (2%), Maia (2%) e Haddad, Meirelles, Collor, Rocha, Alencar, Fidelix, Amôedo e Boulos, cada um deles com 1%. Os demais foram citados mas não atingiram 1%, uma fatia de 28% declarou voto em branco ou nulo, e 5% preferiram não opinar sobre oesse cenário.

Bolsonaro é o preferido pelos homens

Nesse cenário, Bolsonaro lidera com folga entre os homens (26%, ante 12% de Marina, 12% de Ciro, 7% de Alckmin e 5% de Dias), na faixa dos mais jovens, de 16 a 24 anos (26%, ante 16% de Marina, 5% de Ciro e 5% de Alckmin) e também na posterior, de 24 a 35 anos (28%, ante 17% de Marina, 8% de Ciro e 7% de Alckmin).

Ainda sob o mesmo cenário, a disputa regional mostra o pré-candidato do PSL em vantagem no Centro-Oeste (26%, ante 17% de Marina, 7% de Ciro e 5% de Alckmin) e na região Sul (22%, ante 14% de Alvaro Dias, 9% de Marina, 8% de Ciro e 5% de Alckmin). No Nordeste, a ex-senadora da Rede tem 17%, contra 13% de Ciro, 12% do deputado do PSL e 2% de Alckmin. O tucano tem 11% no Sudeste, maior eleitorado do país, empatado com Ciro (9%) e Marina (14%), e atrás de Bolsonaro (20%). Na região Norte, a ex-senadora pelo Acre lidera (19%) ao lado de Bolsonaro (22%), ambos à frente de Ciro (10%) e do ex-governador de São Paulo (5%).

Eleitores de Lula prefere Marina

Entre eleitores de Lula no cenário em que seu nome é testado, 17% preferem Marina e 13% optam por Ciro quando o petista é substituído por Haddad. O ex-prefeito de São Paulo é apontado, neste momento, por somente 2% do eleitorado de seu correligionário, percentual menor do que os que, sem Lula, migram seu voto para Jair Bolsonaro (6%). Parte substancial (40%) das intenções de voto no ex-presidente opta pelo voto em branco ou nulo na sua ausência da eleição.

Lula é visto como o mais preparado para acelerar economia do país

Questionados sobre qual seria o candidato mais preparados para acelerar o crescimento da economia do país, tendo como opção a lista de todos os presidenciáveis listados nos cenários de intenção de voto, 32% apontaram Lula. O petista tem larga vantagem sobre Bolsonaro, o segundo mais citado (15%). Na sequência aparecem Marina (8%), Alckmin (7%), Ciro (7%), Dias (3%), Meirelles (3%), Haddad (1%), Collor (1%), Maia (1%) e Rocha (1%), entre outros que não atingiram 1%.


Sobre o autor

é composta por por cinco profissionais de comunicação. Formados em jornalismo e relações públicas, produzem matérias referentes a zona Sul de Porto Alegre e também de interesse desse público. Contato com a editora, Letícia Mellos. Jornalista formada pela Unijuí - RS



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Volta para o início ↑