fbpx


Eleições 2018

Publicado em agosto 21st, 2018 | Por Juliana de Brites

0

Ibope indica Lula à frente na disputa presidencial e Bolsonaro em segundo

A primeira pesquisa pelo Ibope Inteligência foi divulgada nesta segunda-feira, 20. O instituto realizou 2.002 entrevistas, entre os dias 17 e 19 de agosto, considerando dois diferentes cenários pra as Eleições 2018.

No cenário em que Lula aparece como candidato do Partido dos Trabalhadores, o ex-presidente lidera com 37% das intenções de voto. O candidato do PSL, Jair Bolsonaro, aparece em segundo lugar, com 18%. A seguir, Marina Silva (Rede) tem 6%, Geraldo Alckmin (PSDB) e Ciro Gomes (PDT) aparececm com 5% cada, seguidos por Álvaro Dias (Podmeos), que tem 3% das intenções de voto. Com 1% das menções, estão Henrique Meirelles (MDB), Guilherme Boulos (PSOL) e Eymael (DC). Os candidatos Cabo Daciolo (Patriotas), Vera Lúcia (PSTU) e João Gourlart Filho (PPL) foram citados na pesquisa, mas não alcançam 1% das intenções de voto. Brancos e nulos têm 16% e o cenário apresenta 6% de indecisos.

 

O Ibope também considerou Fernando Haddad como candidato do PT na disputa, o que altera as intenções de voto. Nesse cenário, Jair Bolsonaro aparece em primeiro com 20%, seguido por Marina Silva com 12%, em empate técnico com Ciro Gomes. O candidato petista soma 4% das intenções de voto e Geraldo Alckmin, 7%. Os demais permanecem sem alteração.

 

O Ibope também pesquisou a rejeição de cada candidato, nos quais os entrevistados não votariam de jeito nenhum. Jair Bolsonaro aparece em primeiro, com 37%, Lula em segundo, com 30% e Geraldo Alckmin em terceiro, com 25% de rejeição. 76% dos entrevistados avaliaram a administração atual como ruim/péssima e 90% desaprovam.


Sobre o autor

é jornalista formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Contato: juliana@meubairropoa.com



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Volta para o início ↑