BA-18

Meteorologia 18032013 - Chuva miniatura

Publicado em 10 de agosto de 2017 | por Redação Meu Bairro

0

MetSul alerta para situação de risco meteorológico nos próximos dias

A MetSul Meteorologia emitiu um alerta nesta quinta-feira à tarde. De acordo com os meteorologistas, a região de Porto Alegre poderá passar por duas situações de risco meteorológico nos próximos dias. A primeira é por conta de uma frente quente que começa a se formar nesta quinta-feira, 10. Esse tipo de sistema meteorológico, habitualmente, costuma trazer chuva localmente forte a torrencial com muitos raios, granizo e vento forte localizado, o que se espera deve ocorrer no território gaúcho até o final desta quinta e durante a sexta, 11. A segunda situação de risco está prevista para o domingo, 13, com a chegada de uma frente fria que avançará de Sul para Norte pelo Rio Grande do Sul. Ao atingir a área de Porto Alegre e encontrar a massa de ar quente cobrindo a metade Norte gaúcha, a frente poderá provocar chuva forte com altos volumes e raios, não se descartando a possibilidade de temporal com rajadas de vento e/ou granizo. Com a chuva, a temperatura declinará.

O Sistema Ceic/Metroclima explica que a Capital estará na zona de transição de regiões com e sem registro de instabilidade, o que gera maior dificuldade de prognóstico, mas não descarta que Porto Alegre entre na área de risco, seja por conta de projeções do modelo WRF, usado pelo Metroclima, que mostra a forte instabilidade alcançando a Capital, seja pelo comportamento tradicional das frentes quentes no Rio Grande do Sul que é de afetar o Leste gaúcho, o que inclui a região da Capital. Por isso, não é desprezada a possibilidade de chuva forte com raios e trovoadas na sexta-feira, especialmente na primeira metade do dia.
 
Confira a previsão para os próximos dias:
 
Sexta (11/8): Aumento de nebulosidade com provável chuva acompanhada de raios que pode chegar já na madrugada. Risco de chuva forte e ocasional granizo com rajadas de vento. Da tarde para a noite gradual melhoria do tempo e não se descarta que o sol possa aparecer com elevação da temperatura e abafamento. Mínimas ao redor de 15ºC e marcas máximas de 21ºC a 23ºC.
 
Sábado (12/8): O sol aparece com nuvens, mas podem ocorrer momentos de maior nebulosidade. Ar muito quente ingressa em altitude e traz elevação da temperatura com abafamento. O vento pode soprar moderado com ocasionais rajadas do quadrante Norte, Mínimas de 14ºC a 16ºC e máximas de 24ºC a 26ºC, mas não se descarta uma maior elevação. Pequena chance de instabilidade no final do dia.
 
Domingo (13/8): Frente fria alcança a área de Porto Alegre com muitas nuvens e chuva no decorrer do dia. Alto risco de chuva forte com raios. Possibilidade de volumes altos de precipitação. Não se afasta o risco de temporal com granizo ou vento forte. Alta umidade. Mínimas de 14ºC a 16ºC no fim do dia e máxima no começo do domingo em torno dos 20ºC.
 
Segunda (14/8): Sol e nuvens com períodos de maior nebulosidade no começo do dia, e não se descarta instabilidade na madrugada. Agradável. Mínimas no final da segunda de 10ºC a 12ºC e máximas de 20ºC a 22ºC.


Sobre @ colunista

é composta por por cinco profissionais de comunicação. Formados em jornalismo e relações públicas, produzem matérias referentes a zona Sul de Porto Alegre e também de interesse desse público. Contato com a editora, Letícia Mellos. Jornalista formada pela Unijuí - RS




Comente no Facebook


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Início ↑
  • ANUNCIO_PROLIFE_MEU_BAIRRO


    Comp-3


    Comp-3


  • Anúncio Google

  • Anúncio Google

  • pequena