Se depender de um grupo de portoalegrenses, a orla do Guaíba, que f..." /> Mais um dia de mobilização na orla do Guaíba - Portal Meu Bairro


Meio Ambiente

Publicado em maio 3rd, 2012 | Por Redação Meu Bairro

Mais um dia de mobilização na orla do Guaíba

Se depender de um grupo de portoalegrenses, a orla do Guaíba, que fica em frente à Fundação Iberê Camargo, voltará a ser um ponto de encontro e lazer. É com esse intuito que mais de cem pessoas estão se reunindo, pensando, planejamento e, principalmente, fazendo uma Zona Sul melhor nas últimas semanas. O grupo, que tem apoio do movimento Porto Alegre Mais Limpa e Verde, começou a se reunir no Facebook e, em menos de quinze dias, já conta com dois eventos: um para a limpeza da Prainha do Iberê, realizado no Dia da Terra, 22 de abril, e outro para comemorar a retirada de uma tonelada de lixo da ação e discutir as melhorias que podem ser feitas no local, que aconteceu na última terça-feira, 1º.

O local, que agora está sendo chamado de Prainha do Iberê, já foi há alguns anos um ponto de encontro de famílias e amigos. Ali, quando o Guaíba era balneável, as crianças brincavam com os pais e os adultos se reuniam nos finais de semana para um chimarrão regado a um lindo pôr-do-sol no entardecer. Para a historiadora Janete da Rocha Machado, que esteve no evento da última terça-feira e também aos presentes sobre a história da Zona Sul, esse momento de retomada da Prainha é muito importante pois, além de ter caráter de preservação ambiental, também mostra uma movimentação maior por parte da sociedade.“As novas gerações já não sabem o potencial do Rio Guaíba. O Guaíba, no passado, era balneável. Poucas crianças e adolescentes sabem disso”, explica.

Já a portoalegrense Rosaura Monteiro Pinheiro esteve presente na terça-feira para, além de participar do evento, reforçar a importância da preservação ambiental. “Eu acho esse tipo de ação fundamental para os moradores de Porto Alegre”. Rosaura lembra que essa movimentação também será um legado para a cidade. “Nós precisamos recuperar o meio ambiente já que gostaríamos de usufruir do Guaíba como ele era antes, como eu, por exemplo, usufrui no passado, mas os hoje meus filhos não podem”, conclui.

Tags:


Sobre o autor

é composta por por cinco profissionais de comunicação. Formados em jornalismo e relações públicas, produzem matérias referentes a zona Sul de Porto Alegre e também de interesse desse público. Contato com a editora, Letícia Mellos. Jornalista formada pela Unijuí - RS



Volta para o início ↑