fbpx


Notícias

Publicado em janeiro 11th, 2019 | Por Juliana de Brites

0

Faixa de ônibus da Ipiranga começa a funcionar segunda-feira

A faixa exclusiva para ônibus começa a operar na próxima segunda-feira, 14, na Av. Ipiranga. O espaço prioritário para ônibus será um trecho de 900 metros entre as avenidas Elias Cirne Lima e Antônio de Carvalho. O trecho recebeu demarcação com sinalização azul. A faixa vai ser exclusiva para ônibus e lotações de segunda à sexta, das 16h às 20h.

Com essa medida, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) espera 70% de redução no tempo de deslocamento dos ônibus nesse trecho. Os ônibus costumam percorrer o trecho em 12 minutos nos horários de pico. Com a faixa exclusiva, esse tempo deve ser reduzido para 3 minutos, de acordo com os engenheiros da EPTC.

A circulação de outros veículos nesta faixa só será permitida para conversões, acessos ou fora do horário regulamentado. O cumprimento da norma vai ser fiscalizado pela EPTC, através dos agentes de trânsito e das câmeras, autuando quem não respeitar a faixa exclusiva. Isso porque a empresa recebeu muitas reclamações sobre uso inadequado de veículos nas demais faixas preferenciais em Porto Alegre. Segundo o Artigo 184 do Código de Transito Brasileiro, a circulação dos demais veículos na via preferencial é considerada infração gravíssima. A penalidade é multa de R$ 293,27 e sete pontos na CNH, com previsão de recolhimento do veículo.

A implantação da faixa exclusiva na Av. Ipiranga faz parte do Programa de Priorização do Transporte Coletivo. O programa identificou os principais gargalos do trânsito da Capital e desenvolveu estudos para melhorar a mobilidade.


Sobre o autor

é jornalista formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Contato: juliana@meubairropoa.com



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Volta para o início ↑