fbpx


Comunidade

Publicado em 27 de novembro de 2012 | Por Redação Meu Bairro

Moradores fazem apelo contra construção da Fase na Restinga

Moradores da Restinga não querem construção da Fase na região. Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA

Um grupo de moradores da Zona Sul esteve presente durante a tribuna popular, no Plenário da Câmara Municipal, para manifestação contra a construção de um centro de recuperação para menores da Fundação Sócio-Educativa do Estado (Fase) no bairro Restinga.  A conselheira do plano diretor da região, Rosane de Marco expôs na tribuna popular realizada nesta segunda-feira, 26, a apreensão do grupo “Se lá for construída uma unidade para ressocialização de jovens infratores da antiga Febem, estará se fugindo da proposta do Plano Diretor da Capital”, disse a conselheira do plano diretor da região 8.

Rosane lembrou mobilizações anteriores da comunidade avessas a instalação, pois os moradores dizem se sentir inseguros com a construção. Lembrou também a representatividade da região, que representa 48% do território de Porto Alegre e que  possui potencial para turismo o sustentável e produção agroecológica, sendo objetivo dos moradores potencializar a produção orgânica na capital.

Diálogo com a comunidade

O vereador do PT, Engenheiro Comassetto (PT) observou a existência de 220 vilas irregularesna região, que também possui o maior déficit de saneamento básico da capital. O vereador, que também reside na Zona Sul, lembrou que a obra é exigência do Ministério Público e que dialogar com o mesmo a fim de “A Comissão de Direitos Humanos da Câmara está aberta para discutir o projeto, e o secretário estadual Fabiano Pereira visitará a região na sexta-feira para dialogar com comunidade. É preciso debater, dialogar e construir, bem como fazer acordos e superar dificuldades. É preciso chamar o MP para a discussão.”

Críticas ao governo do estado

Em tom de ironia, vereador Ideni chamou a atenção para as ações que vem sendo tomadas pelo governo do estado “Tarso não está ouvindo ninguém. Não consegue sequer reunir o Conselhão. O Estado está parado pela incompetência do PT. Vamos pagar caro por isso.” Com relação ao projeto que contempla a construção da Fase comentou “Se deixarem, o PT vai construir o presídio dos mensaleiros na região.”

Tags:


Sobre o autor

é composta por por cinco profissionais de comunicação. Formados em jornalismo e relações públicas, produzem matérias referentes a zona Sul de Porto Alegre e também de interesse desse público. Contato com a editora, Letícia Mellos. Jornalista formada pela Unijuí - RS



Volta para o início ↑