Nesta segunda-feira, 4, a tribuna popular foi ocupada pela Associaç..." /> Associação vai a Câmara pedir ajuda a vereadores - Portal Meu Bairro


Comunidade

Publicado em fevereiro 5th, 2013 | Por Redação Meu Bairro

Associação vai a Câmara pedir ajuda a vereadores

Nesta segunda-feira, 4, a tribuna popular foi ocupada pela Associação de Celíacos do Brasil – Secção do Rio Grande do Sul (Acelbra-RS). No primeiro dia de atividades regulares da Câmara Municipal de Porto Alegre após o recesso de verão, expuseram a presidente da entidade, Ana Paula Fonseca Carneiro Monteiro, e a médica gastroenterologista Themis Reverbel da Silveira.

A estimativa é de que mais de um milhão de brasileiros são portadores da doença. “No entanto, pesquisas apontam que para cada um diagnosticado há 30 pessoas que têm a doença e não sabem”, afirmou a presidente da Acelbra-RS.
A presidente da Acelbra lembrou também os 20 anos de atuação da associação, que, em vários estados, busca destacar as dificuldades de quem sofre com a doença celíaca, uma intolerância permanente ao glúten decorrente de uma proteína presente em todos os alimentos elaborados com trigo, centeio ou cevada.

O remédio, conforme Ana Paula, é o total afastamento da alimentação com glúten. “Somente com uma dieta totalmente isenta de glúten é que conseguimos nos manter com saúde”. E é nessa hora que os doentes enfrentam dificuldades de ordem financeira, já que o custo da farinha de trigo é bem menor do que da farinha de arroz, que não tem glúten. “A saúde é o bem mais precioso do ser humano. Só a atuação dos senhores é que fará valer esse nosso direito”, concluiu.

Sintomas e tratamento

No Brasil, a doença atinge de 3% a 4% da população, de acordo com a gastroenterologista Themis. “Inicialmente, ela se manifesta por incomodações no aparelho digestivo”, explicou. “O tratamento é simplesmente dietético. É fácil de dizer, mas difícil de obedecer. Queremos pedir a ajuda dos senhores porque temos uma série de planos que só se tornarão realidade com o auxílio desta Casa”, finalizou a médica.

Tags:


Sobre o autor

é composta por por cinco profissionais de comunicação. Formados em jornalismo e relações públicas, produzem matérias referentes a zona Sul de Porto Alegre e também de interesse desse público. Contato com a editora, Letícia Mellos. Jornalista formada pela Unijuí - RS



Volta para o início ↑